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Marcadas audiências públicas pela CPI dos Transportes na Alerj

Diversas situações relacionadas ao setor de transportes no Rio de Janeiro, ocorridas nos últimos dez anos, estão no centro das investigações de corrupção que já levaram à prisão o ex-governador Sérgio Cabral e vários de seus colaboradores, no governo e na Alerj. Entre outras, citamos:

- As tarifas aumentaram, em ritmo galopante e muito acima da inflação, desde o início do século, sendo que a evolução na qualidade dos serviços só foi verificada após mais de uma década. A renovação das composições na Supervia e no Metrô só se concluíram às vésperas dos megaeventos que o Rio sediou em 2014 e 2016;

- As obras dos teleféricos e da modernização dos bondes são permeadas de obscuridades, sendo que os teleféricos, após centenas de milhões de reais investidos, não está operacional;

- No sistema aquaviário, houve investimentos igualmente milionários em embarcações que não tinham sequer dimensões adequadas para operar nas docas e estaleiros existentes;

- Do ponto de vista da gestão das concessões, há casos no mínimo estranhos;

Tais investimentos e projetos merecem uma análise de conjunto, focada nos impactos sobre a economia e sobre a mobilidade no Rio de Janeiro. Quanto o Estado gastou em todos esses investimentos? O que seria possível fazer, caso tais investimentos obedecessem a uma lógica voltada para a integração (física e tarifária) entre os modais? Por que as concessionárias não conseguem sustentar seus equilíbrios econômico-financeiros e um padrão mínimo de qualidade mesmo obtendo tantas concessões e apoios do Poder Concedente?

Para apurar tudo isso, aprovamos na sessão da #CPIdosTransportes nesta quarta-feira (7/3) que sejam realizadas as seguintes audiências públicas.

Confira e fique ligado nas próximas reuniões da Comissão.

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