Blog

Megaeventos: “O Poder dos Jogos e os Jogos do Poder”. Livro será lançado nesta quinta

A melhor tese de doutorado na área de política e planejamento urbano no biênio 2011-2012, de acordo com a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional-Anpur, acaba de ser publicada em  livro. O lançamento será no próximo dia 6 de agosto, às 18h, na Livraria da Travessa de Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 572.

“A autora é a minha querida amiga Nelma Gusmão de Oliveira, professora da UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.”, disse Eliomar.

“O poder dos jogos e os jogos de poder: interesses em campo na produção da cidade para o espetáculo esportivo” é o título do livro, resultado de uma parceria entre a Editora da UFRJ e a Anpur.

Pelo trabalho, Nelma recebeu o concorrido “VIII Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Regional”, pela abordagem desenvolvida sobre a natureza dos megaeventos esportivos e suas relações com as cidades contemporâneas. A tese foi apresentada no Ippur-Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa foi desenvolvida no próprio Ippur e na École de Design da Université Du Québec à Montreal, no Canadá, onde fez estágio doutoral vinculado ao Programe dês Futurs Leaders das les Amériques, promovido pelo governo canadense.

O estudo explora as relações de poder que envolvem o universo em que se produz o espetáculo esportivo, notadamente a Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos e aquele em que se produz a cidade.

O recorte da pesquisa se concentra especialmente na análise das rupturas e realinhamentos produzidos na dimensão político-institucional e, de modo especial, na ordem jurídica dos países e cidades que recebem este tipo de evento.

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>