Notícias

Moradores de Vila Autódromo querem ficar e fazem protesto

A prefeitura do Rio vem usando estratégias, com repercussões na mídia e a veiculação da informação equivocada que os moradores da Vila Autódromo querem sair da comunidade. Para derrubar a tática do Executivo, moradores fazem uma manifestação na próxima quinta-feira (07/11), às 14h em frente a prefeitura para afirmar que não querem ser removidos à força da Vila Autódromo e reassentados nos apartamentos do projeto “Morar Carioca”.

Segundo moradores, a Associação de Moradores deixa os cidadãos da comunidade livres para fazer a escolha que melhor convier a cada um, mas alerta para casos que aconteceram em outras comunidades: remoções violentas e projetos “Minha Casa Minha Vida” e “Morar Carioca” que não funcionam como deveriam. Os moradores que formam a resistência na Vila Autódromo denunciam que projetos com fachada de Políticas Públicas de moradia acabam servindo de ferramenta para remover famílias de áreas cobiçadas pelas autoridades e pelos empreendedores.

A comunidade Vila Autódromo tem título de posse, RGI e muitos moradores pagam IPTU. No entanto, vem sendo perseguida pelos governantes do Rio desde a década de 90. Os moradores denunciam que, com a justificativa dos grandes eventos, o prefeito quer remover a comunidade, apelando para obras que poderiam ser feitas em outras áreas quando o real motivo, é fazer uma “limpeza social” na Barra da Tijuca – e em vários bairros do Rio de Janeiro. Os moradores elaboraram, ano passado, um Plano Popular em conjunto com profissionais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do IPPUR/UFRJ (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional). Mas a proposta foi ignorada pelo prefeito.

Os manifestantes sairão às 13h da Associação de Moradores da Vila Autódromo (Avenida Autódromo, 16 – Barra da Tijuca) em direção ao prédio da prefeitura, na Cidade Nova.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>