Notícias

MP vai investigar propaganda de Paes em material didático

Provocado pelos mandatos Eliomar Coelho, Renato Cinco e Paulo Pinheiro, do PSOL, o Ministério Público abriu inquérito civil público para investigar se um caderno de matemática elaborado pela secretaria municipal de Educação faz propaganda institucional da gestão de Eduardo Paes. O MP também analisará se o jogo “Banco Imobiliário Cidade Olímpica”, comprado pelo órgão por R$ 1.050.748, faz marketing de projetos do governo. A secretaria tem 15 dias para atender às solicitações do MP.

O caderno pedagógico distribuído para alunos de turmas do 6º ano da rede municipal inclui gráficos com informações sobre a votação do prefeito, e de vereadores aliados na Câmara Rio, na apostila de matemática. No jogo Banco Imobiliário, os jogadores podem adquirir Clínicas da Família, Museu do Amanhã, BRTs e Transcarioca, entre outras obras, realizações ou instituições da prefeitura.

Sobre as apostilas, as promotoras da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva da Educação, Erika Bastos Puppim e Cláudia Türner Duarte, pediram esclarecimentos à secretaria municipal de Educação. Solicitaram também a lista dos responsáveis pela criação do material e informações sobre o projeto político-pedagógico que fundamentou a elaboração dos cadernos pedagógicos.

Sobre o jogo, as promotoras também pediram cópia do projeto de criação. Elas querem averiguar se o brinquedo foi elaborado como material de propaganda e distribuído na rede municipal de ensino, posteriormente, como material didático, com recursos do Fundeb. Outro inquérito civil que tramita na 8 ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cidadania da capital analisa a utilização de logotipos de projetos da prefeitura no jogo “Banco Imobiliário Cidade Olímpica”.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>