Blog

Museu do Índio fica: vitória da sociedade civil organizada

As manifestações, vigílias, acampamento e mobilização nas ruas e nas redes sociais em defesa da manutenção do antigo Museu do Índio e da Aldeia Maracanã conseguiram barrar a demolição do prédio.

Uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, no dia 26/01, impediu o bota-abaixo do governo do estado e o despejo dos índios marcado para hoje (28/01). E a imprensa veicula, nesta segunda-feira, que o próprio governador desistiu da demolição.

Na semana passada, até a ministra da Cultura, Martha Suplicy, defendeu a preservação da construção e afirmou ser contra a remoção dos índios, em encontro com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. O governo, então, ainda alegava que precisava demolir o imóvel centenário para melhorar o escoamento do público em torno do estádio. E o prefeito do Rio já tinha aprovado a destruição do prédio construído há 147 anos.

Mas até mesmo a Fifa nega ter cobrado a demolição como exigência para a os Jogos das Confederações, em junho, e Copa do Mundo, em 2014. Documento desmentindo tal imposição foi enviado, pela Fifa, à Defensoria Pública.

O governador pode não manter sua palavra. Mas se voltar atrás, antes terá que comprar uma briga com a Justiça que tem o apoio da sociedade civil organizada.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Museu do Índio fica: vitória da sociedade civil organizada

  1. Joel Macedo disse:

    Os vendilhões do Rio de Janeiro, Cabral e Paes, sofreram mais uma derrota. O povo unido jamais será vencido!

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Joel,

      A mobilização faz a força! Mas o movimento deve seguir fortalecido porque não o governo continua firme no propósito de expulsar os índios e acabar com a Aldeia Maracanã.

      Abraços fraternos,

      Eliomar

  2. Srewe Xerente disse:

    Parabéns, vereador! a sua excelência demonstrou o porque em ser politico. Continue sempre assim. A memoria cultural indígena brasileira, agradece. Abraços

  3. welington eduardo de oliveira disse:

    preservar a nossa origem e a nossa cultura é um direito e dever do POVO BRASILEIRO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>