Blog

Na rota do star-system e Calatrava: ilusão e realidade na arquitetura contemporânea.

Recomendo a leitura de excelente artigo de Roberto Bottura, publicado na página Vitrivius. O arquiteto e urbanista questiona a contratação de nomes internacionais da arquitetura, como o espanhol Santiago Calatrava que cuidará do projeto do Museu do Amanhã, na Zona Portuária. Exemplos não faltam, entre eles, o escritório francês de Christian de Portzamparc responsável pela faraônica Cidade da Música, que sequer foi concluída.

Roberto Bottura cita o autor catalão Llátzer Moix para quem a cidade de Valencia, na Espanha, passou do mono-cultivo de laranjas ao mono-cultivo de Calatrava. O arquiteto espanhol fez diversas intervenções na cidade. Escândalos nos jornais espanhóis revelam uma rede de corrupção entre o Partido Popular e o renomado arquiteto Calatrava.

“A mídia local incentiva as grandes intervenções de Santiago Calatrava na cidade – entre elas a conhecida Cidade das Artes e das Ciências – como o orgulho do povo valenciano, mas o volume de dinheiro entre a associação partidária e sua megalômana arquitetura ganham proporções comparáveis a ascensão de alguns partidos políticos europeus das décadas de 1930 e 1940. Enquanto a crise segue sua espiral ascendente, Valencia anuncia mais intervenções do arquiteto-escultor na cidade”, afirma Bottura.

Bottura relembra a tentativa de instalar no Cais do Porto uma filial do museu Guggenheim. E expõe sua opinião de forma direta.

“ É um dos expoentes máximos da ilusão do consumo de arte em uma cidade. O êxito do Guggenheim Bilbao provocou uma onda de fetiche mundial, custe o que custar. E com isso, transformou a instituição em uma espécie de Mcdonalds de cultura. Se oferece uma franquia Guggenheim para as cidades que se animem a ter essa marca na sua carteira de atividades disponíveis (e para as que a possam pagar, obviamente).

Além de abordar o que chama de invasão do star-system da arquitetura contemporânea, Bottura reúne, no artigo, imagens de vários projetos de nomes internacionais tanto no Brasil como no exterior.

Vale a leitura…

O Estado das Coisas – O Brasil na rota do star-system e Santiago Calatrava: ilusão e realidade se confundem nas próximas cenas de arquitetura contemporânea.

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>