Blog

O COI quer mandar em tudo!

Causa indignação a forma como órgãos esportivos internacionais – entre eles a  Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI) -, usam os megaeventos como forma de impor suas regras e interesses comerciais acima das tradições e leis do nosso país.

Livraria e Edições Folha Seca representa o espírito carioca e é um polo de resistência cultural de duas das maiores paixões de nossa cidade: a música e o futebol.

Além disso, foi uma das pioneiras na ocupação da região do Arco dos Telles, uma parte do Centro Histórico que andava abandonava e hoje é um pavilhão de cultura.

Por tudo isso, nosso mandato concedeu, em 2011, a Medalha Pedro Ernesto ao seu dono, o livreiro Rodrigo Ferrari.

Agora, Rodrigo foi notificado com a exigência que fosse retirada de sua vitrine um banner com um desenho do Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico na década de 50, com a inscrição: “2016 Ano olímpico Adhemar Ferreira da Silva na Folha Seca”.

O banner, desenhado pelo caricaturista Cássio Loredano, é uma tradição anual na livraria que desde 2009 escolhe uma figura importante ligada à música, esporte ou à cidade, para homenagear.

Não somos contra a realização dos megaeventos na nossa cidade, mas eles não podem servir apenas para atender aos grandes interesses econômicos e políticos da  elite de sempre.

O cartaz com o desenho de Loredano e a tarja preta
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>