Blog

Dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos 2013

O Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas lançou a segunda versão do “Dossiê Megaeventos e Direitos Humanos no Rio de Janeiro 2013”. Desta vez, o relatório traz informações atualizadas e conclui que os impactos das intervenções urbanas envolvem processos de exclusão social que distanciam a cidade da integração social. “Para se ter uma ideia, as informações disponíveis possibilitam estimar gastos da ordem de um bilhão de reais com as desapropriações, apenas para a implantação dos BRTs – Bus Rapid Transit”, afirma o relatório.

Com farto material fotográfico, o dossiê de 140 páginas tem 10 capítulos e aborda questões como mobilidade e as violações ao direito à moradia – com uma longa lista de todas as comunidades que vêm sofrendo processos de remoção. Trata ainda da questão da segurança pública onde pontua que “não é por acaso que quase todas as primeiras 18 UPPs foram instaladas em favelas existentes nas regiões mais nobres da cidade, formando um cinturão associado explicitamente às áreas das competições olímpicas”.

O dossiê também focaliza, a valorização imobiliária e a participação do BNDES quando sugere que “o financiamento quase que exclusivamente público dos projetos relativos à Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas, que já acumulam importantes passivos sociais, ambientais e econômicos, impõe questões que precisam ser encaradas e respondidas pelo estado e pela sociedade brasileira”.

Destacando que o governo estadual ignorou o movimento contra a privatização do Maracanã, a demolição do Complexo Esportivo do estádio e a permanência da Aldeia Maracanã, o dossiê propõe a consulta pública “Qual Maraca você quer?”. Transoeste e Transolímpica e a construção do campo de golfe na APA Marapendi são analisadas no capítulo Meio Ambiente. Vale a pena ler o documento.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos 2013

  1. Pingback: Engenhão em debate | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>