Notícias

O mapa do morro

Em tempo de discussões sobre muros e remoção, vale lembrar o resultado de um estudo inédito apresentado pelo Instituto Pereira Passos que traçou um mapa das ocupações nos morros cariocas. O levamentamento feito por pesquisadores do IPP revelou que casas de classe média e alta ocupam 70% das áreas acima dos cem metros de altitude (cota 100) no município. Enquanto isso, os 30% restantes são ocupados por favelas que concentram 73% da população. A legislação para construção acima da cota 100 é restritiva mas a fiscalização é falha. Um exemplo é o condomínio de luxo que fica na Rua João Borges 240, na Gávea. Uma ação civil pública contra a construção tramita desde 1991 nos tribunais do Rio.

Esta entrada foi publicada em Notícias, Urbanismo e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>