Rio - 7 de novembro de 2012

O Maraca é nosso!


A audiência pública sobre a privatização do Maracanã, marcada para amanhã (08/11), às 18h, no Galpão da Cidadania, na Gamboa, promete virar uma grande mobilização em defesa do Maraca. A briga é contra a concessão do Maracanã para a iniciativa privada, por um estádio com setores populares e ingressos acessíveis após a Copa e pela não demolição do Parque Aquático Julio Delamare, da pista de atletismo Célio de Barros, da Escola Municipal Friedenreich e do antigo Museu do índio. A luta é pela manutenção de um complexo esportivo que atenda à população. Eliomar Coelho participa do encontro com autoridades. O movimento “O Maraca é nosso” está convocando os torcedores com seus uniformes. Professores, pais de alunos da escola municipal, antropólogos e índios também estarão lá.

Mais um caso de remoção
A remoção em Vila Amizade, localizada no Recreio dos Bandeirantes, aconteceu de forma relâmpago, na segunda-feira, dia 29/10. Os moradores lutam para garantir reassentamento na mesma área e indenização por danos morais e materiais porque a prefeitura não respeitou o direito de aviso prévio de 30 dias estabelecido pela Lei Orgânica do Município. Processos como o da Vila Amizade vêm acontecendo na cidade a reboque das intervenções urbanas que os megaeventos demandam ou pelo oportunismo dos empreendedores imobiliários. Toda terça-feira, vamos relatar, no site do mandato, casos sobre remoções e notícias relacionadas à violação dos direitos humanos. Conheça o caso da Vila Amizade.

Carnaval de rua
O número de blocos inscritos para o carnaval de rua em 2013 subiu de 476 para 583. Houve um aumento de 41,67% somente na Zona Norte onde desfilarão 102 agremiações no ano que vem. Para discutir os desafios da festa espontânea nas ruas, a Sebastiana (Associação Independente dos Blocos da Zona Sul, Santa Teresa e Centro) organiza mais um seminário nos dias 9 e 10 de novembro, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. No sábado, de 14h às 17h, haverá debate com a participação da antropóloga Alba Zaluar, da presidente da Comlurb, Ângela Fonti, do economista Sérgio Besserman e do secretário de Desenvolvimento do Estado do Rio, Júlio Bueno, entre outros.

Ato em defesa dos Guaranis Kaiowás

É na próxima sexta-feira, 09/11, às 17h, o ato em defesa da tribo Guarani Kaiowá na Aldeia Maracanã. Os indíos que vivem no local também vão aderir à manifestação. Eles estão ameaçados de remoção em função da anunciada demolição da antiga sede do Museu do Índio.

Mutirão orgânico
O terreno baldio que fica na Rua Pedro Américo, 104, no Catete, será alvo de um grande mutirão de limpeza e capina no próximo sábado, 10/10, a partir das 9h. O local abrigará a sede da Cooperativa MAE (Movimento de Autogestão Ecológica) que funcionará como entreposto de produtos orgânicos. Biblioteca e cursos de reciclagem e reaproveitamento e culinária alternativa fazem parte do projeto da entidade que abrirá o primeiro restaurante popular orgânico da cidade.

Eleições, bloco hegemônico e crise econômica
Paulo Passarinho
“As eleições municipais desse ano permitem as mais variadas avaliações, de acordo com os interesses de quem as analisa. Isto se deve ao que vários analistas apontaram como a “fragmentação” dos resultados obtidos conforme as vitórias alcançadas pelos diferentes partidos. Não se pode afirmar, de fato, pela ótica estrita desses resultados, a afirmação, hegemonia ou vitória consagradora de nenhuma das siglas partidárias”. Leia artigo na íntegra.

Primavera em curso
Depois da plenária “Nada deve deter a Primavera”, que reuniu cerca de 800 pessoas no auditório da ACM, no dia 29/10, já está marcada outra reunião para o dia 21/11. Será na sede do PSOL, na Travessa do Mosqueira, 21-C, na Lapa, às 18h30.

Rio antigo
A beleza arquitetônica do Palácio Monroe em foto panorâmica.