Rio - 5 de outubro de 2011

O PSOL e a sucessão para a prefeitura do Rio

A executiva estadual do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL -, reunida em 04 de outubro de 2011, resolve: Iniciar o processo de debates sobre o quadro sucessório da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, apresentando o que consideramos premissas fundamentais. Nosso entendimento inicial parte da compreensão que a construção de um projeto de cidade, bem como a construção de um programa para governá-la, se dá a partir da definição da oposição ao controle e às políticas exercidas pelo PMDB em nosso Estado e em nossa cidade, por Sérgio Cabral e Eduardo Paes. Entendemos, ainda, que o diálogo a ser construído deve estar para além do PSOL, buscando prioritariamente uma aliança social com os atingidos e insatisfeitos por estas políticas.
Leia resolução na íntegra

Marcelo Freixo, o mais novo carioca…

Ele é carioca…O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ) receberá o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro das mãos do vereador Paulo Pinheiro (PSOL/RJ). Nosso mandato endossa a justa homenagem ao niteroiense. E recebe, de braços abertos, o novo companheiro de bancada, Paulo Pinheiro. A solenidade de entrega do Título será na próxima segunda-feira (10/10), às 18h30, no plenário da Câmara Rio. “Eu me sinto completamente carioca pois minha militância se deu toda aqui. Foi nos presídios e favelas do Rio que comecei minha militância e formação em direitos humanos, foi aqui que aprendi o valor dessa luta. Minha identidade com essa cidade se fez ao longo da minha história de vida e luta. Isso me dá legitimidade para dizer que sou carioca”, afirma Marcelo Freixo.

Megaeventos: de onde vem a corrupção?
Eliomar Coelho
O clima é tenso! Governo abrindo mão da saúde pública e planos de modernização da educação básica. E agora se deflagra a influência sem limites de instituições a quem o Brasil e o Rio gentilmente resolveram hospedar. Cria-se um ambiente amistoso de hoje para além de 2016 para recebê-las. Sobra, na outra via, hostilidade no tratamento com a nação e sua população”.
Leia o artigo na íntegra

Inclusão
Em entrevista concedida ao site do vereador Eliomar Coelho, a diretora-geral do Instituto Nacional de Surdos (Ines), Solange Rocha, afirmou que “é inaceitável a proposta de fechar escolas e coibir a realização de ensino básico nas instituições especializadas”. Na semana passada, o vereador Eliomar Coelho participou de fórum sobre educação especial e inclusão na Comunidade da Maré. O parlamentar é autor de projeto de lei que estabelece critérios de inclusão para portadores de deficiência física, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação, entre outros. A proposta visa garantir a qualidade e a segurança neste processo.

PSOL/RJ na luta pela saúde pública
A Saúde no Rio de Janeiro não vai bem. O PSOL/RJ funda, no próximo sábado (08/10), às 13h, o Setorial de Saúde do PSOL/RJ que tem como objetivo intensificar a luta pela saúde pública e se opor às crescentes formas de privatização e mercantilização do setor. Na ocasião, um debate reunirá Eduardo Stotz, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, Maria Inês Bravo, da Faculdade de Serviço Social, da Uerj, e Gustavo da Matta, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz. Em discussão, “A Centralidade da Saúde Pública para Consolidação da Democracia Brasileira”. O Sindsprev fica na Rua Joaquim Silva, 98-A, na Lapa.

Um partido necessário

Veja o PSOL na TV

O negro em foco
“Políticas Públicas para a População Negra” é o tema do debate que o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, o Fórum do Orçamento Popular e o Corecon-RJ promovem, amanhã ( 06/10), às 18h30, na sede do Conselho Regional de Economia. Participam o professor Marcelo Paixão, da UFRJ, Adriana Barbosa, presidente do Instituto Feira Preta, de São Paulo, Damião Braga Santos, presidente da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal, e Carlos Moura, que representará a Fundação Palmares. No encontro, que marca a passagem do Ano Internacional do Afrodescente, em 2011, serão divulgados dados orçamentários sobre negros no Brasil. O Corecon fica na Avenida Rio Branco, 109 – 16° andar, no Centro.

Uma pedra no caminho
Chico Alencar
A iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro de internar compulsoriamente usuários de crack, inclusive crianças e adolescentes, intensificou a polêmica sobre como o Estado deve enfrentar a dependência química”.
Leia artigo na íntegra

Desenrolando a serpentina
Mais um seminário sobre o Carnaval do Rio agitará a sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) nos dias 7 e 8 de outubro. Organizado pela Sebastiana – Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade, o encontro pretende discutir, entre outros assuntos, os impactos do Carnaval na cidade. Veja a programação do evento.

Uma nova forma de ver o Rio

As fotografias de Ricardo Mello destacam a geometria na arquitetura urbana carioca. A exposição fica até o dia 4 de dezembro, de 12h às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio.

Rio antigo
Trânsito caótico na década de 50