Opine: Choque de Ordem 2

Depois do Choque de Ordem, vem aí o Choque de Ordem 2.

Resumindo, a prefeitura anunciou que pretende instalar, na cidade, UOPs (Unidades de Ordem Pública) a exemplo das UPPs. O objetivo? O efetivo das UOPs – que será formada por novos guardas municipais – atuará quando houver desordem ou comportamento antissocial e ficará de olho no cumprimento das posturas municipais, tudo de acordo com a cartilha do POP (Procedimento Operacional Padrão), diz o prefeito. A sigla, segundo a prefeitura, é sinônimo de táticas sobre como abordar e dar o flagrante, por exemplo. Na mira dos guardas municipais estão o estacionamento irregular, o comércio ambulante, os abusos na ocupação do espaço público e os furtos.

Por enquanto, apenas o bairro da Tijuca ganhará UOP. A ideia, segundo a prefeitura, é introduzir UOPs nas áreas mais adensadas dos bairros e com isso ajudar a aumentar a segurança. Na Tijuca, a UOP ficará entre Praça Saens Pena e Praça Varnhagen.

Opine. Você acha que a estratégida das UOPs pode ser eficaz? Você acha que esta é a melhor forma de estimular a ordem e o cumprimento das posturas municipais? Você acha a medida um exagero?

Esta entrada foi publicada em Opine e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Opine: Choque de Ordem 2

  1. Saudações.

    Se o pretenso “choque de ordem” mantiver os moldes anteriores, será pouco eficaz.
    Basta uma caminhada pela Saens Peña para verificarmos que há muitos guardas e que poucos estão atuando como deveriam.
    A distribuição de folhetos promocionais está proibida, mas é realizada na frente dos guardas que nada fazem. Às vezes, a distribuição se dá na travessia do sinal, o que atrapalha muito a movimentação das pessoas. Isso também serve para o estacionamento irregular sobre as calçadas.
    E o trânsito? Parece que, quando o guarda controla, as coisas só pioram. Muitos ficam papeando no celular, com os colegas e observando as moças bonitas que passam.
    Espero que não seja somente para perseguir ambulantes que vendem frutas e artesanatos.

    Um abraço.

    • eliomar coelho disse:

      Cara Patrícia,

      Um bom registro do cotidiano da cidade, longe dos factóides que tentam nos vender a ideia de eficiência do Choque de Ordem.

      Obrigado por seu comentário.
      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>