Blog

Opine: ciclovias

Quarta-feira é o Dia Mundial Sem Carros. E o Rio, dizem, é uma cidade amiga da bicicleta. Temos 150 quilômetros de ciclofaixas (áreas separadas nas ruas para bicicletas). Parece que é pouco. Não se vê muita gente deixando o carro na garagem e pedalando até o trabalho. O veículo de duas rodas é usado muito mais para lazer nas ciclovias, diferente do que acontece em cidades com muito trânsito como Londres (foto) e Paris, que têm uma extensa e segura malha de ciclofaixas. Uma questão de mentalidade? Infraestrutura deficiente? Precisamos de mais pistas para bicicletas e de mais bicicletários? Precisamos de maior integração entre bicicletários e terminais de ônibus, Metrô, trem e barcas?

Opine. Por que tão poucos usam a bicicleta? Como poderíamos estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte?

Esta entrada foi publicada em Blog, Cidade, Opine. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Opine: ciclovias

  1. Nilo Sergio disse:

    Na questão do uso de bicicletas para fins práticos. É importante que haja banheiros públicos para que as pessoas possam se higienizar antes de pegarem no batente. Eliomar toda a sorte do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>