Blog

Opine: coleta seletiva de lixo

Se houvesse coleta seletiva de lixo na cidade, 30% do que é recolhido pela Comlurb poderia ser reciclado. Mas apenas 42 dos 160 bairros da cidade têm este tipo de coleta. Resultado, somente 1% de todo lixo coletado no Rio serve à reciclagem. Vale lembrar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a aplicação de sanções às cidades que não promoverem a universalização da coleta seletiva dentro dos próximos quatro anos.

Em São Paulo, não é diferente. O índice de coleta seletivo é o mesmo do Rio. E lá já se constatou que 35% desta coleta acaba misturada ao lixo comum. A compactação excessiva do lixo feita pelos caminhões, que quebram vidros e os fundem aos plásticos, atrapalha a separação e a reciclagem. Será que isso ocorre aqui também?

Opine. Como a coleta seletiva de lixo pode ser estimulada e garantida na nossa cidade? Você consegue reciclar seu lixo? Você sabe que deve usar saco transparente para armazenar o lixo reciclável?

Esta entrada foi publicada em Blog, Cidade, Prefeitura e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Opine: coleta seletiva de lixo

  1. felipe moore disse:

    Caro Eliomar,sou morador da Taquara e,sempre separava todo lixo reciclável , mas como não existe coleta seletiva,não separo mais .

    • eliomar coelho disse:

      Caro Felipe,

      Em uma palavra, isso é lamentável. Será que a cidade sede da Rio 2016 conseguirá cumprir também metas como coleta seletiva nos próximos? Viver para ver…

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>