Blog

Opine: fim do horário da madrugada para as barcas Rio-Niterói

Não bastasse a superlotação e os incidentes com barcas que param no meio da Baía de Guanabara, deixando os passageiros à deriva, o governo estadual anunciou, para o dia 26 de abril, a suspensão do funcionamento das barcas que fazem a travessia Rio-Niterói de madrugada. Os usuários estão revoltados.

O pior é que a Agetransp (Agência Reguladora de Transportes do estado) considera a medida válida. Uma mudança no contrato da Barcas S/A, que já foi publicada no Diário Oficial, derruba a determinação da Justiça que garantia as partidas após a meia-noite. Caiu o termo aditivo que tornava obrigatória a circulação entre 24h e 5h e forçou a concessionária a reativar, no ano passado, as saídas neste intervalo. A Barcas S/A ganhou sinal verde para alterar horários de funcionamento.

Curiosamente, a empresa ainda conseguiu, neste novo acordo contratual, isenção de pagamento, ao estado, de ICMS sobre o preço das tarifas. Isso incorrerá em aumento de receita na ordem de 3 milhões por ano. Mais dinheiro, menos serviço?

Opine: você concorda com a suspensão das barcas na madrugada? Você aprova a isenção na cobrança de ICMS à concessionária?

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias, Opine e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Opine: fim do horário da madrugada para as barcas Rio-Niterói

  1. souldorio disse:

    De forma alguma! Principalmente em face do péssimo serviço prestado pela concessionária. Não que o pagamento do imposto a isentasse da prestação de um bom serviço. Porém, conjugar isenção com redução do horário é coisa pra lá de suspeita!
    Abraços e parabéns pelo blog, SEMPRE!
    Roger.

    • eliomar coelho disse:

      Caro Roger,

      Obrigado! Traga sua indignação para nosso protesto na segunda-feira, a partir das 8h, na estação da Carioca.

      Abs,
      Eliomar

  2. helio gomes disse:

    Um absurdo parar as barcas durante a madrugada…nunca houve isso, e ao invés de melhorar, pioram sempre e o Governo do Estado é cúmplice desta covardia, assim como aumento do Metrô e a falta de trens para a Baixada Fluminense, mas adivinhem quem advoga à favor dessas concessionárias???? A primeira dama do Estado… Vergonha…

  3. Saudações

    Mais uma vergonha patrocinada pelo Poder Público.
    O transporte é ou não é concessão pública?
    É notório que o serviço prestado pela Barcas S.A. é um horror.
    O governo do estado, achando pouco ter renovado o contrato de concessão sem a realização de uma devassa na Barcas S.A. (mesmo depois de tantos acidentes e desrespeito contra a população), agora decidiu que a empresa precisa de um agrado.
    Então temos o seguinte: Péssima prestação de serviço + Descaso com a população + Isenção de impostos + Não circulação de barcas na madrugada = Muito Lucro para Barcas S.A. e muito mais descaso com a população.

    Será que na próxima eleição a população já aprendeu a votar?

    Um abraço.

    • eliomar coelho disse:

      Cara Patrïcia,

      Também sinto-me indignado. Vamos protestar, na segunda-feira, contra o Metrô e contra isso.
      Abraços,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>