Blog

Opine: linha 4 do Metrô

Você concorda com o trajeto da Linha 4 do Metrô?

Urbanistas se unem à usuários nas críticas. O movimento “Metrô que o Rio precisa” considera a Linha 4 – que vai até a Barra – um equívoco e reclama a volta do percurso previsto no projeto original. Não são poucos a questionar a expansão até este bairro – que será feita a partir de uma linha contínua, apelidada de Linhão ou Puxadinho. Partindo do Jardim Oceânico, terá paradas em São Conrado e na Gâvea, onde encontrará a expansão da Linha 1 (com estações no Leblon, Jardim de Alah, Nossa Senhora da Paz e General Osório). O desenho mostra como ficará esta ligação.

O trajeto original da Linha 4, projetado há 40 anos, previa duas plataformas na estação da Gávea. O percurso previa paradas nas estações Barra, São Conrado, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá e São João (que seria construída próxima ao Rio Sul, entre as estações Botafogo e Cardeal Arcoverde). Como opção, poderia ser feito um desvio no Huimaitá, no sentido Laranjeiras, Lapa, Centro. A exemplo da estação Estácio, a estação Gávea precisaria de duas plataformas uma para servir a Linha 1 e outra para servir a Linha 4.

O movimento “Metrô que o Rio precisa” acusa o governo de construir uma expansão que “visa atender exclusivamente 20 dias de jogos olimpícos”.

Qual a sua opinião?

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas a Opine: linha 4 do Metrô

  1. Josiane Balland disse:

    Sou a favor da manutenção do traçado original, porque é o que irá beneficiar maior quantidade de usuários do transporte público, além de contribuir para o desafogamento do trânsito nos trajetos de acesso entre zona sul, centro e zona norte.

  2. ANA MARIA CORREA disse:

    O metro é transporte coletivo de todos, se há quarenta anos o estudo previa todas essas estações e em tempos que ainda tínhamos bondes, ou eles estavam no fianlzinho…..Temos que fazê-lo para muitos anos e não apenas para servir um ou dois eventos, a população do Rio merece mais respeito. Que saudades do Riode 62

  3. Francisco Klujsza disse:

    A linha 4 já foi uma aberração. Entretanto, ela não deve ser modificada de seu plano original. A ligação com a linha 1 é perversa pois hoje o Metro não tem capacidade de atender nem quem vai de Ipanema ao final da oinha 1 e linha 2. epois das 15 horas, é uma catástrofe. Precismaos tirar a mulher do governador do caminho. Como ela pode defender, como advogada, a Companhia do Metro sendo esposa do governaador? Isso é pura corrupção. Nada mais. Assim, ela aprova tudo. Haja visto o caso Hulk e muitos outros. O Governador deveria ter sido cassado. É o caso do Paes com a demolição da Perimtral e qçue a Câmara não se mecheu, nem se coçou. O tal do prolongamento da linha 4, de Ipanema a Gavea é outra corrupção para a empreiteira. Não serve de nada. os trens já virão lotados da Barra. Ao chegar na /Gen. Osório não terão mais espaço para passageiros que queiram embarcar. Podemos conversar sobre isso? Já que o espaço para e-mail é muito curto e não dá para externar tudo.

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Francisco,

      Boa ponderação. Os trens chegarão lotados na Gávea…Será um caos. Uma decisão que só incorrerá em serviço ainda mais deficiente. Vamos nos mobilizar. Vamos pressionar!

      Abs,
      Eliomar

  4. Maria Lucia Ribeiro Caldas disse:

    Esta nova opção de percurso me parece um equívoco, o metrô tem como objetivo desafogar o trânsito e servir ao usuário. Não vejo nenhum benefício, com tão poucas paradas o trânsito continuará emperrado porque os passageiros terão distâncias “longas”a serem percorridas entre o ponto do metrô e seu destino final.

    A opinião de que esta expansão visa atender os jogos olímpicos parece ter fundamento. Não teria nenhum problema se após os BENDITOS jogos, desvios inteligentes pudessem ser acrescentados. MLRC

    • Eliomar Coelho disse:

      Cara Maria Lúcia,

      O Metrô do Rio não condiz com a dimensão da cidade. Só a pressão popular, da mídia e da classe política pode influenciar a decisão do governo sobre o percurso da Linha 4.

      Abs,
      Eliomar

  5. J.C.Cardoso disse:

    A favor da mudança, muito embora não more na Barra nem no Recreio e, particularmente, não goste dos dois bairros, mas considerando que o Rio vai ter que crescer para a Zona Oeste e considerando também que esses bairros não têm trem… qualquer opção de transporte público é bem-vinda.
    Os egoístas da Zona Sul que me perdoem, mas temos que pensar o Rio como um todo e não olhar o próprio umbigo.

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro J. Cardoso,

      Importante, sim, o Metrô chegar a Barra. Mas importante também que seu percurso se espraie e cubra mais bairros da cidade, facilitando o acesso de moradores e trabalhadores a diferentes regiões da cidade.

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>