Blog

Opine: megaeventos deixarão legado?

“A Copa não é circo, que chega, fica durante duas semanas e se vai. Tem que haver legado.” A frase é de Joseph Blatter, presidente da Fifa. Em entrevista ao jornal O Globo, o urbanista Carlos Vainer lembrou que até hoje Montreal paga dívidas das Olimpíadas de 1976. O acadêmico, que participa, hoje (dia 08/08) de debate organizado pelo PSOL/RJ, pondera, na matéria publicada no Caderno Prosa e Verso sobre o impacto dos megaeventos, que “a maior parte dos inventimentos para esses eventos é dinheiro público” e questiona: ” Que retorno esse investimento terá?”

Na entrevista, Vainer – que é professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (IPPUR), da UFRJ -, defende que a sociedade precisa saber quais são os projetos, quanto custam e que impacto terão sobre o orçamento público hoje e amanhã. Ele afirma que é preciso haver um controle social dos gastos. O urbanista assinala que as remoções de comunidades que vem sendo realizadas para viabilizar obras vinculadas à organização dos megaeventos acirram o perfil de cidade-partida.

Qual a sua opinião?

Carlos Vainer participa do terceiro encontro da série de debates organizado pelo diretório estadual ao lado do deputado federal Chico Alencar (PSOL), Carlos Vainer, do IPPUR/UFRJ, Sandra Quintela, da Rede Jubileu Sul, e Fátima Mello, da Fase. O tema é “Modelos de Desenvolvimento e Rio + 20″. Será no auditório do SINDSPREV, na Rua Joaquim Silva, 98-A, Lapa, a partir das 19h.

Esta entrada foi publicada em Blog, Opine e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Opine: megaeventos deixarão legado?

  1. Amália disse:

    O povo tem que “ficar de olho”…as obras sempre são mega e mega…superfaturamento e coisas do tipo – sempre acontecem.
    Acho que vai deixar um legado para a cidade (melhorias), já para o povo…sei não…é muito provável que não.

  2. Maria Esther Villela disse:

    O país ficará com divídas enormes, quais seraõ as melhorias? Eu não vejo nenhuma.
    Metrô é obrigação do Governo ter e melhorar, estradas também, trans carioca sei não quanto tempo irá durar? As UPPS já estão aparecendo os resultados (impossível) fazer trato para bandido sair dos morros nunca dará certo.
    Uma polícia despreparada, uma multidão de turista chegando. E os aeroportos?
    E a grana disviada para o bolso de muitos políticos sem escrupulo, que nem deveriam estar aí. O povo não sabe votar, é induzido por mega campanhas e cego, pois nem o básico em educação eles teem.
    Vai nos sobrar dívidas, desemprego e muitas outras frustações.
    Lamento poderia existir honestidade e aí sim termos sucesso em tudo isso.
    Um abração Eliomar!

  3. Marcos disse:

    Defenestrar Ricardo Teixeira e mobilizar campanha “FISCAIS DA COPA”: cidadãos comuns, do povo, apaixonados por futebol e pelo Brasil,acompanhando orçamentos,planilhas,projetos e prazos.
    NÃO VAMOS REPETIR O FRACASSO DA ÁFRICA DO SUL,COM RICARDO TEIXEIRA
    PERDEREMOS A COPA !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>