Blog

Opine: Plano Diretor

Parte da sociedade civil já se manifestou contrária a aprovação da revisão do Plano Diretor que está na Ordem do Dia da Câmara do Rio. Instituições de referência, como o IPPUR/UFRJ (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional), fizeram duras críticas ao Substitutivo n° 3 – proposta que constitui a base da revisão do Plano Diretor – que recebeu mais de 1000 emendas, 47 subemendas de vereadores e outras 45 emendas do executivo.

Na mesa redonda “Plano Diretor Cidade do Rio de Janeiro”, realizada na semana passada pela ONG Inverde – Infraestrutura Verde e Sustentabilidade Urbana – e pelo CREA-RJ, foi sugerida a apresentação de uma ação civil pública para impedir a votação da revisão, prevista para esta semana. Representantes de associações de moradores que participaram do encontro já apelidaram o Substitutivo n° 3 de frankenstein.

Já expus no blog que a revisão do Plano Diretor não incluiu um diagnóstico aprofundado da cidade e muito menos a ampla participação da população em discussões sobre os diversos eixos temáticos que o plano abrange. O inquérito civil impetrado a partir de uma representação apresentada por entidades da sociedade civil, que tramita no Ministério Público, aponta flagrantes ilegalidades no que tange a ausência de participação popular que foi totalmente ignorada desde o início do processo.

Acatando ação civil pública construída coletivamente por entidades que integram a Frente em Defesa do Plano Diretor Participativo, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo determinou a invalidação do projeto de lei de revisão do Plano Diretor paulista e a realização de efetivo processo que assegure a participação popular e a gestão democrática.

Opine. Você acha que a votação da revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro não deve acontecer? Na sua opinião, o processo de revisão deve ser reiniciado pela Câmara Municipal?

Esta entrada foi publicada em Blog, Leis e Projetos, Opine e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Opine: Plano Diretor

  1. Cristina disse:

    Eu acho que o processo de revisão deve ser reiniciado pela Câmara Municipal. É mesmo necessária a derrubada do viaduto da perimentral o que vai resultar em uma obra absurdamente cara?

  2. marcelo disse:

    Eu acho que a Justiça deverá parar esse mostrego que a sociedade nem sabe de que trata nem foi chamada a participar.
    Alem do mais lembremos das emendas fantasmas que apareceram sem dono algum.
    Demasiadas coisas irregulares, fajutas e feitas na calada da noite bem em linha com a atual administração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>