Blog

Opine: poluição

Muitos ônibus soltam fumaça negra em nossa cidade. Mesmo aqueles que não deixam isso evidente possuem alta capacidade poluidora. Pesquisa da Coppe/UFRJ verificou que o transporte rodoviário é o que mais polui o meio ambiente.

Computando todos os meios de transporte, foram emitidos 5.478 gigagramas de gás carbônico (CO2) em um ano. Cada gigagrama corresponde a mil toneladas de gás carbônico. Pois carros, motos e ônibus foram responsáveis por expelir 80% do total de gigagramas que poluiu a cidade.

O Dia Mundial Sem Carro mostrou que estamos longe de ser uma cidade onde a bicicleta é um meio de transporte que substitui o carro. A grande massa de trabalhadores depende dos ônibus enquanto trens e Metrô poderiam atender a um número muito maior de moradores.

Opine: o que deve ser feito para reduzir o nível de poluição causada pelos veículos motores?

Esta entrada foi publicada em Blog, Opine e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Opine: poluição

  1. Luís A. disse:

    Investimento de capital do Estado na ampliação da linha de metrô, sem esse aumento de uma linha só, e sim na criação de linhas diferentes que se cruzam, pois aumentar uma linha só, que é o que tem sido feito, deixa mais barato mas piora a busca por chegar mais rápido.
    Talvez a criação daqueles monotrilhos, uma antiga proposta do eduardo serra-pcb,candidato a prefeito em 2008, também possa ser uma aliada no quesito ecológico, e é um investimento que a cidade pode fazer.

    Também cabe a cidade o investimento em criação de ciclovias em mais lugares e talvez a diminuição do imposto sobre as bicicletas, se é que é possível… O modelo rodoviarista do rio, com seus diversos ônibus pode causar menos danos ao ambiente se os ônibus usassem álcool ao invés de gasolina, o que atualmente é menos danoso e mais viável economicamente.

  2. Roger de Sena disse:

    Enquanto a frota de coletivos não é toda trocada para veículos movidos por energia “limpa”, deveríamos concentrar nossa luta na melhoria do transporte por trens e metrô. Se todos os vereadores levassem essa luta a sério, como acredito que só o nosso Eliomar faz, os contratos de concessão não seriam renovados sem que todas as obrigações dos concessionários fossem cumpridas.

    • eliomar coelho disse:

      Obrigado por seu comentário, Roger. Certamente, o resultado da licitação ficou muito aquém do que esperávamos. E na Câmara muitos projetos que não vão ao encontro do interesse do cidadão são aprovados no rolo compressor. Sinto-me, muitas vezes, isolado…

      Abs,
      Eliomar

  3. Jan Kruger disse:

    Não adianta demonizar os ônibus nesse momento, porque nossa estrutura urbana não tem ainda uma malha metroferroviária que possibilite substituir os ônibus.

    Se você pensar bem o problema atual não é que o ônibus polui, mas que ele ta parado no engarrafamento poluindo.

    Os ônibus precisam ser a base para mudar o perfil de mobilidade urbana carioca. Mas isso só será possível se o mesmo for encarado como transporte publico para todos, e não somente para a classe mais pobre.

    Para que o ônibus seja alternativa de transporte para a classe media e alta, é necessário que seus padrões de conforto e qualidade sejam muito maiores que os atuais.

    Eu não deixo meu carro em casa porque não sei que horas passa o ônibus, e o mesmo não oferece conforto (qualidade dos carros e ar condicionado). Em uma cidade que faz 40 graus na sobra, isso não é frescura (perdoe o trocadilho)

    E se a maioria das pessoas não considera o ônibus como alternativa ao carro, continuamos tendo carros demais na rua, engarrafamento e Onibus parados no transito, poluindo sem sair do lugar.

    caoscarioca.com.br

    • eliomar coelho disse:

      Caro Jan,

      Obrigado por mais um comentário! Ao admitir que prefere optar por sair com seu carro, está reforçando a tese que se tivéssemos um transporte público eficiente, muitos, como você, deixariam o carro na garagem…

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>