Blog

Opine: Túnel da Grota Funda e Transoeste

A linha azul dupla mostra a localização do Túnel da Grota Funda

Já começaram as obras para construção do Túnel da Grota Funda, que faz parte da Transoeste. Estima-se que o novo corredor expresso vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, que hoje chega a duas horas e meia.

O túnel encurtará o trajeto entre o Recreio dos Bandeirantes e bairros como Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba, que hoje é feito pela serra. Enquanto os comerciantes da região acreditam que a nova via incrementará o movimento, moradores temem que o lugar perca a tranquilidade e ar bucólico de cidade de interior. Entre as preocupações estão os engarrafamentos, a especulação imobiliária e o crescimento desordenado.

Opine. A cidade ganhará com a construção do Túnel da Grota Funda e da Transoeste? A obra pode causar transtornos? Você é a favor ou contra esta obra?

Esta entrada foi publicada em Blog, Opine e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Opine: Túnel da Grota Funda e Transoeste

  1. Pingback: Denúncia de violência em remoções « Blog do Eliomar

  2. Mariana disse:

    A favor da obra! Será um ganho consideravel para os moradores dessa região do Recreio dos banderantes e das Guaratibas.

    • eliomar coelho disse:

      Cara Mariana,

      Só o futuro nos dirá qual a repercussão desta obra no cotidiano da região…

      Obrigado por participar do Opine.
      Abs,
      Eliomar

  3. lucia gama disse:

    A favor,pois a cidade continua crescendo para aquela região .

  4. Jan Kruger disse:

    Eliomar

    Não é o futuro que dirá. Apesar de eu defender soluções mais avançadas como VLT e Metro, o BRTjá é um avanço considerável.

    Mas é evidente que a obra, apesar de trazer transtornos iniciais, vai trazer benefícios imensos quando pronta.

    E deveriamos ter ainda mais obras desse tipo. O BRT da Avenida Brasil deveria ser o prioritário nessa lista.

  5. Elaine Maria disse:

    A FAVOR! Ontem, mais uma vez, subi a serra a pé depois de desistir de esperar, e percorrer 1 km dentro do ônibus em 40 minutos, por causa de um acidente que deixou o trânsito caótico. O povão merece um pouquinho de conforto!

  6. Fernando disse:

    ESTA SERA A GRANDE OBRA DO SECULO. tODOS VÃO GANHAR COM ELA. O SOFRIMENTO QUE ESTAMOS PASSANDO E PASSAREMOS POR UNS 2 ANOS SERÁ RECOMPENSADO.

  7. Luiz disse:

    porque, temos que esperar ainda nois anos nas obras, hoje en dia ha maquinas e muitos desempregados, capazes de fazer essa obra em um ano talves, tunel por exemplo, com a tecnilogia de hoje, pode fazer pelas duas pontas reduzindo toda demora, porque isso não acontece? ta impossivel trafegar na Barra, 3 ate 4 horas de viagem, carro ligado, isso da prejuisos ao pai e diretamente a nois que, precissamos passar lepa barra todos os dias.

    • eliomar coelho disse:

      Caro Luiz,

      Qualquer obra precisa de estudo de impacto e cuidadoso planejamento. E mister também haver sensatez por parte das autoridades na execução. Caso contrário, pululam arbitrariedades…

      Obrigado por participar do Opine.
      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>