Sob as cabeças, os helicópteros… Um protesto que uniu moradores dos bairros do Humaitá e Jardim Botânico pede a suspensão das atividades do Heliponto da Lagoa. Segundo as Associações de Moradores do Alto Humaitá e do Jardim Botânico, chega a 185 décibeis o barulho provocado pelas aeronaves e o tráfego intenso vem crescendo dia a dia. Uma ação tramita no Ministério Público solicitando o fechamento da plataforma de pouso e decolagem que foi instalada em uma área de proteção ambiental. Segundo as associações de moradores que lideram o movimento, não houve licitação antes de a prefeitura conceder licença de operação para a empresa que opera o espaço, a Helisul. Saiba mais sobre o movimento na página do Facebook Rio livre de helicópteros.
Você concorda com o funcionamento do Heliponto da Lagoa?
Parabens, Eliomar, pela sua preocupação com este assunto. Eu sou morador do Jardim Botanico e acho que temos que acabar com o turismo de helicopteros em volta do Cristo e do Pão de Açucar, e temos que acabar com as rotas de helicopteros sobre as àreas urbanas habitadas. Talvez a unica forma de fazer isto seja acabando com o heliporto da Lagoa, do Mirante Dona Marta, e do Morro da Urca.
Caro Jeffrey,
É muito evidente o aumento do fluxo no Heliponto da Lagoa. Só com muita grita, reclamação e mobilização, os moradores conseguirão dar fim ao ponto de pouso e decolagem.
Abs,
Eliomar
Acho um completo absurdo o fechamento do heliponto da lagoa! helipontos assim como pontos de onibus são coisas nescessarias. Eu também estou muito incomodado com o aumento do trafego na minha rua e não é por isso que eu quero fechala. imagina só, da vontade até de rir! Mas quando eu comprei a minha casa sabia que esta rua estava la e sabia que o numero de veiculos ira aumentar, não somos pessoas burras, Conseguimos prever coisas bestas como essas. essa historia parece aquela de moradores de ipanema protestando contra o metro. quando não se é usuario fica facil de reclamar. eu não sou usuario do heliponto mas consigo ter um pouco de visão e ver que ele é um mal nescessario.
Caro Roberto,
É possível planejar uma cidade pensando no impacto de seu crescimento. Como não poderíamos prever que o tráfego aéreo iria aumentar há alguns anos atrás? Um Heliponto praticamente dentro de uma ciclovia não me parece que está no lugar mais adequado.
Abs,
Eliomar
Olá,
Eu sou totalmente a favor do fim do heliponto na Lagoa. Eu sofri um acidente na ciclovia em detrimento do impacto do pouso do helicóptero enquanto aguardava no portão fechado a liberação da pista!
Cara Maria Eduarda,
Nossa posição é a mesma. É preciso muito mobilização para fazer frente aos interesses econômicos de certos grupos que atuam na cidade em conluio com a prefeitura. Se ainda não o fez, procure um advogado para processar todos os envolvidos no acidente sobre o qual tomei conhecimento pela mídia.
Abraços fraternos,
Eliomar
Eliomar