Blog

Opine: você concorda com o funcionamento do Heliponto na Lagoa?

Sob as cabeças, os helicópteros… Um protesto que uniu moradores dos bairros do Humaitá e Jardim Botânico pede a suspensão das atividades do Heliponto da Lagoa. Segundo as Associações de Moradores do Alto Humaitá e do Jardim Botânico, chega a 185 décibeis o barulho provocado pelas aeronaves e o tráfego intenso vem crescendo dia a dia. Uma ação tramita no Ministério Público solicitando o fechamento da plataforma de pouso e decolagem que foi instalada em uma área de proteção ambiental. Segundo as associações de moradores que lideram o movimento, não houve licitação antes de a prefeitura conceder licença de operação para a empresa que opera o espaço, a Helisul. Saiba mais sobre o movimento na página do Facebook Rio livre de helicópteros.

Você concorda com o funcionamento do Heliponto da Lagoa?

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Opine: você concorda com o funcionamento do Heliponto na Lagoa?

  1. Jeffrey Brantly disse:

    Parabens, Eliomar, pela sua preocupação com este assunto. Eu sou morador do Jardim Botanico e acho que temos que acabar com o turismo de helicopteros em volta do Cristo e do Pão de Açucar, e temos que acabar com as rotas de helicopteros sobre as àreas urbanas habitadas. Talvez a unica forma de fazer isto seja acabando com o heliporto da Lagoa, do Mirante Dona Marta, e do Morro da Urca.

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Jeffrey,

      É muito evidente o aumento do fluxo no Heliponto da Lagoa. Só com muita grita, reclamação e mobilização, os moradores conseguirão dar fim ao ponto de pouso e decolagem.

      Abs,
      Eliomar

  2. Roberto Silva disse:

    Acho um completo absurdo o fechamento do heliponto da lagoa! helipontos assim como pontos de onibus são coisas nescessarias. Eu também estou muito incomodado com o aumento do trafego na minha rua e não é por isso que eu quero fechala. imagina só, da vontade até de rir! Mas quando eu comprei a minha casa sabia que esta rua estava la e sabia que o numero de veiculos ira aumentar, não somos pessoas burras, Conseguimos prever coisas bestas como essas. essa historia parece aquela de moradores de ipanema protestando contra o metro. quando não se é usuario fica facil de reclamar. eu não sou usuario do heliponto mas consigo ter um pouco de visão e ver que ele é um mal nescessario.

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Roberto,

      É possível planejar uma cidade pensando no impacto de seu crescimento. Como não poderíamos prever que o tráfego aéreo iria aumentar há alguns anos atrás? Um Heliponto praticamente dentro de uma ciclovia não me parece que está no lugar mais adequado.

      Abs,
      Eliomar

  3. Maria Eduarda Oliveira disse:

    Olá,
    Eu sou totalmente a favor do fim do heliponto na Lagoa. Eu sofri um acidente na ciclovia em detrimento do impacto do pouso do helicóptero enquanto aguardava no portão fechado a liberação da pista!

    • Eliomar Coelho disse:

      Cara Maria Eduarda,

      Nossa posição é a mesma. É preciso muito mobilização para fazer frente aos interesses econômicos de certos grupos que atuam na cidade em conluio com a prefeitura. Se ainda não o fez, procure um advogado para processar todos os envolvidos no acidente sobre o qual tomei conhecimento pela mídia.

      Abraços fraternos,
      Eliomar
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>