Notícias

Pela autonomia universitária

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou Projeto de Decreto Legislativo para derrubar o Decreto 9.794, que Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (15). A medida extinguiu a autonomia universitária, além de transferir para a Casa Civil da Presidência da República as indicações de pró-reitores ou decanos das universidades federais.

Este decreto é uma forma de interferir diretamente nas equipes que irão trabalhar junto com os reitores eleitos pela comunidade universitária, colocando indicados do governo de extrema-direita no primeiro escalão das universidades brasileiras para impor vetos ideológicos à atuação acadêmica.

A proposta do governo, em plena semana de mobilizações por todo o país contra os cortes orçamentários na educação, é mais um ataque inadmissível, uma medida autoritária e gravíssima, que viola a autonomia universitária garantida pela Constituição.

 

 

 

 

 

 

 

Esta notícia está no Facebook do Eliomar 

 

Esta entrada foi publicada em Notícias, Política Nacional. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>