Notícias

Perguntas ao prefeito sobre o Alerta Rio

Por conta das falhas no Sistema Alerta Rio, criado para detectar, com antecedência, chuvas de alta intensidade e evitar as frequentes tragédias causadas por enchentes e desmoronamentos, encaminhei Requerimento de Informações para o prefeito com as seguintes perguntas:

Por favor, informe o tipo, o modelo e o fabricante do radar meteorológico instalado no morro do Sumaré como parte do sistema Alerta Rio?

Qual o critério técnico para a aquisição desse radar?

Houve análise de alternativas tecnológicas para a aquisição desse radar?

Como foi o processo de aquisição desse radar?

No contrato de compra, existe previsão de manutenção do equipamento?

No contrato de compra, existe previsão de treinamento de técnicos da prefeitura para operar o radar? Favor encaminhar cópia do contrato celebrado entre a prefeitura e o fornecedor.

A prefeitura pretende investir em novos radares?

Em caso afirmativo, os novos radares serão do mesmo modelo do já existente ou serão modelos diferentes?

Caso sejam modelos diferentes, quais os modelos a serem adquiridos?

Quantas estações meteorológicas já estão operando no sistema de Previsão de Meteorológica de Alta Resolução?

Por favor, encaminhe a listagem de cada estação, indicando os tipos de dados coletados, localização e demais dados técnicos que considerar relevantes.

Quantas estações meteorológicas estão previstas para serem integradas ao sistema de Previsão de Meteorológica de Alta Resolução? Por favor, encaminhe a listagem de cada estação, indicando localização e o tipo de dados coletados.

Quanto ao Alerta Rio, existe um organograma que apresente os fluxos operacionais identificando as responsabilidades de cada setor da prefeitura e seus canais de comunicação com outros órgãos? Em caso afirmativo, favor encaminhar cópia do organograma em meio analógico ou digital.

Consta no quadro demonstrativo de despesas do FINCON, uma autorização (4.4.90.52.00) de R$5,6 milhões para investimento em equipamento e material permanente do projeto Alerta Rio. Por favor especifique quais equipamentos e materiais estão previstos para serem adquiridos para a referida autorização no ano de 2011.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Perguntas ao prefeito sobre o Alerta Rio

  1. Murilo Andrade disse:

    Caso estivéssemos sob um governo transparente nenhuma dessas perguntas seriam necessárias. Pelo contrário, estaríamos sendo consultados acerca da satisfação dos serviços prestados. Alerta que soa depois da tragédia é sinal de que mais dinheiro público foi jogado no ralo.

  2. Saudações

    Excelentes perguntas. Serão respondidas?
    Ficamos aguardando.

    Um abraço.

  3. Inês Estrada disse:

    Uma pergunta que não quer calar: vamos imaginar que todas as respostas do senhor prefeito nos satisfaçam quanto aos detalhes técnicos e financeiros do equipamento, o que é bastante improvável. Mas quando o alerta tocar no meio da madrugada, acordando e assustando todo mundo, onde os moradores dessas localidades vão se refugiar, onde vão encontrar proteção e abrigo? Que se saiba, nada disso está previsto.

    • Eliomar Coelho disse:

      Cara Inês,

      Além do radar não funcionar, o sistema de alerta não parece ter sido criado de forma séria e planejada. Não há sequer treinamento da população e plano sobre operação de dispersão das comunidades.

      Abs,
      Eliomar

  4. Pingback: Eliomar pede CPI das Remoções | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>