Rio - 4 de dezembro de 2013

Planejamento e ação

O PSOL Municipal faz uma plenária na próxima quinta-feira, dia 12/12, às 18h. Na pauta, a avaliação de 2013 e o planejamento para 2014. Será no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Largo de São Francisco, Centro do Rio. PSOL Carioca é a página do Diretório Municipal no Facebook. Saiba mais

Debate intenso e união de forças
O 4º Congresso Nacional do PSOL neste último final de semana foi palco de intensos e calorosos debates. Consideramos acertada a proposta defendida pelos companheiros Chico Alencar e Marcelo Freixo de que o partido deveria realizar, em 2014, prévias para escolha do candidato a presidente, dando condições a um maior debate político. A proposta, porém, foi derrotada e o Congresso indicou o nome do Senador Randolfe Rodrigues como candidato presidencial em 2014. O momento agora é de unir as forças e preparar, junto com Randolfe, o melhor programa para mostrar ao Brasil na próxima disputa eleitoral, onde o PSOL terá uma grande importância política. Leia mais sobre o congresso na página do PSOL.

Atenção ao portador de deficiência
Foi ontem (03/12), o Dia Internacional das pessoas com deficiência. O Mandato Eliomar Coelho continua atuando em defesa dos portadores de deficiências, especialmente no que tange à política de inclusão nas escolas da rede municipal, a fim de que seja um processo com qualidade e segurança. O cartunista e escritor Ziraldo lançou a cartilha “Autismo: uma realidade” que esclarece alunos e professores sobre o problema com um passo a passo do desenvolvimento da criança autista e orientações sobre como ela deve ser tratada.

Em queda
Em novembro de 2010, quando foi reeleito, Cabral era considerado ótimo ou bom por 55% dos eleitores. Na recente pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, seu governo foi considerado ruim ou péssimo por 39% dos entrevistados. Mesmo assim, com a pior avaliação em sete anos, o governador Sérgio Cabral insiste em cogitar candidatura ao Senado Federal. A popularidade de Eduardo Paes também está combalida. Não se alterou o índice apurado em junho pelo Datafolha que apontava uma avaliação de governo ruim e péssimo por parte de 33% da população.

Metropolização
Com o título sugestivo, “Metropolização e Megaeventos”, seminário organizado pelo Observatório das Metrópoles e o Comitê da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro apresentará o resultado do monitoramento dos megaeventos esportivos e o impacto nas cidades que os sediarão. Participam Luiz Mario Behnken (Instituto Mais Democracia), o jornalista Juca Kfuri, Ana Luiz Silva (Instituto Ethos), Luana Xavier Pinto Coelho (FNRU), Raquel Rolnik (FAU/USP) e mais convidados internacionais.

Estádio para quem?

Um protesto marcado para sexta-feira, 06/12, às 16h, em frente à estátua do Bellini, no Maracanã deve roubar um pouco da atenção sobre o sorteio das chaves da Copa do Mundo. O evento acontecerá em local bem protegido, na Costa do Sauípe, um resort na Bahia. O ato no Rio lembrará as remoções forçadas e denunciará quem já está ganhando com a Copa. A Anistia Internacional publicou uma carta ao prefeito Eduardo Paes com recomendações sobre a questão. A Fifa foi apontada como a pior corporação do mundo pelos Comitês Populares da Copa. Para referendar o título, há um movimento virtual que pede votos na página The Public Eye Awards.
Dia: sexta, 06/12
Hora: 16h
Local: Estátua do Bellini, no Maracanã

Prisões em debate

Quatro manifestantes detidos durante os protestos continuam presos. Um deles, Rafael Braga Vieira, foi condenado a cinco anos de prisão porque portava produtos de limpeza (Pinho Sol e água sanitária). “A utilização do material incendiário, no bojo de tamanha aglomeração de pessoas, é capaz de comprometer e criar risco considerável à incolumidade dos demais participantes”, diz a sentença do juiz Guilherme Shilling Pollo Duarte, que acatou a denúncia do MP sobre Rafael, morador de rua. Leia reportagem da Carta Capital. Para debater a violência, a repressão policial e as prisões, uma mesa-redonda reunirá, nesta sexta-feira, dia 06/12, no IFCS, às 16h, representantes da Frente Independente Popular, do presos detidos em outubro, de presos politicos da Ditadura Militar e do grupo Advogados Independentes.

A Rua, a Nação e o Sonho
Anote na agenda: Chico Alencar lança, na próxima segunda feira, o livro “A Rua, a Nação e o Sonho: uma reflexão para as novas gerações”. A noite de autógrafos contará com um debate com a participação de Marcelo Freixo, Cid Benjamin e Leo Lince, no teatro Eva Hertz, na Livraria da Cultura (Cine Vitória), que fica na Rua Senador Dantas, 45, no Centro.

Comunicação plural e democrática
Chico Alencar
“Najla Passos, em texto publicado na Carta Maior no dia 15 de novembro, afirma que militantes da democratização da mídia veem com preocupação as divergências políticas e teóricas entre diversos partidos que apoiam o projeto de iniciativa popular da Lei da Mídia Democrática.” Leia artigo na íntegra.

RIO ANTIGO
Enquanto assistimos à demolição em doses homeopáticas da Perimetral, a foto de 1970 registra a construção do viaduto que ainda não havia encoberto totalmente a Avenida Rodrigues Alves. Chama atenção como a rua era arborizada. Dá para ter uma ideia da futura paisagem vendo a foto desta via no trecho em que fica o Terminal do Porto Rio, onde aportam os transatlânticos que chegam à cidade. Viaje no tempo