Blog

Por que tombamento do Museu do Índio foi rejeitado na Câmara?

A rejeição da proposta de tombamento do Museu do Índio, na Câmara Rio, mostra a distância entre a decisão legislativa e o desejo da sociedade civil . Por 17 a 13, com voto de partidos da base do governo Paes, proposta do Mandato Eliomar Coelho, com co-autoria de outros dois vereadores, foi descartada nesta quinta-feira, 14/03, em sessão no plenário.

Lamentável quando a maioria dos parlamentares não faz eco às reivindicações dos moradores da cidade. É decepcionante quando vemos prevalecer o interesse de poucos sobre a mobilização de movimentos organizados, entidades de classe, arquitetos e artistas. Todos juntos vêm lutando em prol da preservação do antigo museu e da Aldeia Maracanã, grupo de 60 índios que vive há anos no prédio histórico.

Uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, no dia 26/01, impediu o bota-abaixo do museu e o despejo dos índios. Na época, o próprio governador Sergio Cabral reafirmou a disposição de desmantelar a Aldeia Maracanã mas disse que o governo havia desistido da demolição do museu.

Mas quem confia na palavra do governador? Por isso, o mandato apresentou proposta de tombamento do prédio o que, de fato, garantiria sua existência. O projeto determinava ainda que o prédio teria uso exclusivo da cultura indígena – uma forma de proteger a Aldeia Maracanã.

O Legislativo perdeu a chance de apoiar e trabalhar em conjunto com a sociedade. E, agora, estamos nas mãos do governador.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Por que tombamento do Museu do Índio foi rejeitado na Câmara?

  1. welington eduardo de oliveira disse:

    Eu pensava que a ALDEIA MARACANÃ era um centro de referência indigena da REGIÃO SUDESTE . Realmente falta o PLANO NACIONAL PELA LIBERDADE E EXPRESSÃO CULTURAL E ESPORTIVA DA POPULAÇÃO INDIGENA BRASILEIRA(PIB) do IAPOQUE ao CHUÍ!

  2. welington eduardo de oliveira disse:

    ler Domingo 2.6.2013 2ª Edição País O Globo Pg11-brasilia-A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF DETERMINOU A SEUS MINISTROS A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ÂMBITO NACIONAL PARA QUE OS INDÍGENAS BRASILEIROS POSSAM SE DESENVOLVER ECONOMICAMENTE E,…á extração ilegal de madeira e minérios.

  3. welington eduardo de oliveira disse:

    Museu do Índio poderá abrigar centro de estudos. Estado chegou a planejar derrubada de imóvel, mas voltou atrás após reação…O Centro Indígena terá como objetivo preservar e difundir a história e os valores do índios Brasileiros.(O Globo Rio pg.15>01.08.13).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>