Rio - 8 de julho de 2015

Prefeitura quer impedir fiscalização de obras da Olimpíada

Cinco parlamentares do Estado do Rio de Janeiro, Eliomar, Flavio Serafini, Renato Cinco, Babá e Reimont foram impedidos de ter acesso ao terreno onde está localizado o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Mesmo tendo avisado com antecedência, e respaldados pelo artigo 47 da Lei Orgânica do município, a entrada foi negada por ordem da prefeitura. 

O objetivo da visita era fiscalizar as obras do sistema viário, saneamento e recuperação da faixa marginal de proteção da Lagoa de Jacarepaguá. A obra está quase dentro do terreno da Vila Autódromo e tem sido o argumento da prefeitura para remover os moradores, que são diretamente afetados pelo empreendimento. 

Para Eliomar, a prefeitura ao descumprir a lei e negar a diligência está cassando uma das prerrogativas do mandato parlamentar. 

Voltaremos para fiscalizar.

 

Chico e Glauber Braga debatem conjuntura política

O Núcleo Zona Sul Carlos Nelson Coutinho do PSOL, do qual Eliomarfaz parte, promove no próximo dia 13 um debate com os deputados federais Chico Alencar e Glauber Braga. O tema é a conjuntura política brasileira com foco especial na redução da maioridade penal e reforma política. Estão todos convidados. Dia 13/07, às 18h30, no bar Chopp Time, que fica na Rua Voluntários da Pátria 89, Botafogo.

 

Aconteceu na Alerj

Foto Cicero Rodrigues

Na última sessão do primeiro semestre do ano, fizemos um pequeno balanço do nosso mandato no Plenário.

Falamos um pouco da abundância de crises no estado: é crise econômica, crise política, crise moral, enfim, crise é o que não falta!

Também abordamos a questão da segurança pública em Paraty, que hoje praticamente se encontra entregue à violência, situação inimaginável para a cidade cujo centro histórico é considerado pela Unesco o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso.

Assista ao vídeo da última sessão

 

Política educacional para o Degase

Eliomar Coelho e Marcelo Freixo deram entrada em um projeto de lei que cria instrumentos à implantação de uma política educacional para o sistema socioeducativo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), vinculado à secretaria estadual de Educação.

O projeto visa garantir o pleno acesso, a permanência e a formação do menor em cumprimento de medida socioeducativa e dar a ele condições reais de reabilitação para sua reinserção na sociedade.

O que motivou a elaboração do projeto foi a declaração recente do governador ao Ministério Público. Pezão afirmou que vai combater o problema do Degase construindo mais três estabelecimentos de internação: dois na Baixada Fluminense e um em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

 

RIO ANTIGO

O antigo casarão da Praça da República 26, no Centro do Rio, que foi sede do Museu Real (atual Museu Nacional), abrigou o Arquivo Nacional, a Casa da Moeda (CMB), o Departamento de Arquivo e Documentação Histórica e o Museu da Justiça (TJRJ). A CMB estuda a criação de um Museu ou Centro Cultural no local. Viaje no tempo