Notícias

Debate sobre ações contra pesquisadores que denunciam a TKCSA

Desenvolvimentismo e Liberdade Acadêmica é o título do debate marcado para amanhã (22/11), às 13h30, sobre o caso dos processos contra pesquisadores de impactos ambientais causados pela TKCSA. Será no IPPUR/UFRJ com a presença da biológa Mônica Lima, da Uerj, de Virgínia Totti Guimarães, mestre em Planejamento Urbano e Regional e Alexandre Pessoa Dias, do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância e Saúde da EPSJV, da Fiocruz. Representantes de moradores de Santa Cruz também participam do encontro que será mediado pelo professor do Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Regional, Henri Acselrad. Mônica Lima concedeu entrevista ao mandato sobre o assunto.

A Articulação das Populações Atingidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico divulgou um documento em solidariedade aos pesquisadores que estão sendo perseguidos. Leia, abaixo, na íntegra.

“A ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) vem trazendo impactos socioambientais, com danos à saúde, ao ambiente e a renda dos pescadores e moradores de Santa Cruz. Em uma tentativa de intimidação, processa por danos morais profissionais de saúde da Fiocruz e da UERJ que estão trabalhando no caso.

Em repúdio a isso, viemos conclamar a todos a colaborar em uma ampla divulgação das denúncias das ações da TKCSA, através das redes sociais, nacionais e estrangeiras, na defesa das seguintes reivindicações:

1. Pelo direito à liberdade de expressão;
2. Pelo fim imediato da poluição;
3. Pela indenização e reparação dos pescadores/as e moradores/as;
4. Pelo fim das isenções fiscais cedidas a empresa;
5. Não à licença de operação definitiva e ao termo de ajustamento de conduta.

Leia matérias sobre o processo da TKCSA contra os pesquisadores.

Seguem, anexos, os seguintes documentos:

1. Sumário executivo do Relatório: Avaliação dos Impactos Socioambientais e de Saúde em Santa Cruz decorrentes da Instalação e Operação da Empresa TKCSA;
2. Moção de Apoio da ASFOC-SN;
3. Moção de Apoio da Asduerj.

Assistam ao vídeo sobre o caso: Desenvolvimento a Ferro e Fogo na Zona Oeste do RJ.

http://www.youtube.com/watch?v=5–nTG9q0A4

Vamos fazer uma grande rede de solidariedade e de comunicação em defesa dos direitos sociais e à saúde ambiental. Junte-se a nós!

APACSA – Articulação das Populações Atingidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Debate sobre ações contra pesquisadores que denunciam a TKCSA

  1. Quero parabenizar o vereador pela iniciativa, e também a todos que estão envolvidos em acabar com os abusos desta empresa na região.

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro Almir,

      Nosso mandato está envolvido nesta luta com toda a indignação e engajamento possíveis. Não podemos aceitar esta situação acintosa debaixo de nossos narizes.

      Abraços,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>