Notícias

Projeto propõe redução de ruídos na operação de descarga

Está na Ordem do Dia da Câmara, para votação, proposta que estabelece obrigatoriedade de uso de redutor de ruídos nos veículos de carga que circulam no município. O sistema de redução de ruídos constitui-se de anteparo removível de material que amortece o impacto na operação de carga e descarga.

A parte traseira de alguns caminhões incorpora uma plataforma metálica que, quando acionada, se eleva até o nível da carroceria. A função da plataforma é permitir que o palett – estrado de madeira ou metal utilizado para a acomodação de vários itens de carga – possa, após retirado de dentro da carroceria, ser conduzido ao solo, para o posterior deslocamento até o ponto de recebimento de mercadorias do supermercado.

Alguns veículos de carga incorporam uma chapa metálica intermediária movimentável, que se apoia, durante a operação, ou sobre a carroceria ou sobre a plataforma, dependendo do modelo de caminhão. A finalidade é unir a plataforma à carroceria, nivelando-as. Quando a paleteira passa sobre a chapa intermediária há uma forte colisão desta com a plataforma elevatória ou com a carroceria, produzindo um barulho metálico repentino e insuportável.

Com o sistema de redução de ruídos, um anteparo de material, como a borracha, diminui o choque causado pelo contato da chapa intermediária e a plataforma ou entre a chapa e a carroceria, dependendo do modelo do veículo. Isso reduz a emissão de ruídos provocada pela passagem de paleteiras ou qualquer outro meio utilizado pelos transportadores de carga sobre o conjunto de estruturas metálicas.

Recentemente, um grupo de moradores, vizinhos de um supermercado, propôs uma solução simples à gerência: que se interpusesse um tapete de material emborrachado entre a chapa intermediária e a plataforma elevatória para atenuar o barulho. Solução simples e de custo irrelevante para o supermercado. A gerência atendeu ao pedido.

No entanto, como não existe determinação legal que obrigue os estabelecimentos a adotar medidas para redução de ruído, há que se contar com a boa vontade dos responsáveis pela operação de carga e descarga. Neste sentido, o projeto de lei do mandato Eliomar Coelho, uma vez aprovado, será capaz de proporcionar benefícios relacionados à saúde e bem-estar dos moradores em geral, em particular daqueles que residem próximos a supermercados.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Projeto propõe redução de ruídos na operação de descarga

  1. Pingback: Debate: Para o PSOL continuar necessário | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>