Rio - 17 de agosto de 2011

PSOL/RJ faz protesto contra assassinato de juíza


Na última sexta-feira, dia 12/08, parlamentares e militantes do PSOL/RJ fizeram um protesto indignado contra o assassinato covarde da juíza Patrícia Acioli durante o encontro semanal na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), no Centro. Juíza da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, Patrícia foi responsável pela prisão de integrantes de mílicias e de grupos de extermínio.

Recurso a favor da CPI será votado na terça-feira que vem
O vereador Eliomar Coelho entrou com um requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal para que inclua, na Ordem do Dia, o recurso contra a retirada de assinaturas do requerimento do mandato que pediu a CPI das Remoções. O recurso foi apresentado no dia 7 de julho, depois que cinco vereadores retiraram as assinaturas do documento, manobra ilegal que inviabilizou a instalação da CPI. O Regimento Interno da Câmara não permite que vereadores retirem assinaturas de requerimento que já foi entregue à Mesa Diretora. Como o recurso não foi apreciado no prazo regimental, o mandato decidiu entrar com requerimento e forçar uma definição sobre a CPI. O recurso a favor da CPI será o primeiro assunto da pauta de votações da próxima terça-feira (23/08).

Professores em estado de greve
Os professores suspenderam a greve mas permanecem em estado de greve até que o governador sancione a lei aprovada na Alerj que concede o reajuste de 5% à categoria. Apesar de não terem conseguido o percentual de 26% reivindicado, o movimento conquistou algumas vitórias: extensão do aumento aos aposentados, aprovação do plano de carreira e aumento de 8% para os funcionários administrativos.

O futuro do Brasil
Paulo Passarinho
“Não há pior veneno para o futuro nacional do que o desânimo que acompanha a perda de esperança da juventude quanto ao país. Explicitar um projeto nacional é prioridade para a preservação da identidade e da autoestima do Brasil (…)”. Apresento essa epígrafe, extraída do texto do último artigo do professor Carlos Lessa, publicado no jornal Valor Econômico, em seis de julho desse ano, para evidenciar, mais uma vez, a importância de um projeto nacional para o Brasil.”
Leia na íntegra o artigo na página da Fundação Lauro Campos

Opine
As praças públicas devem ser cercadas para evitar depredações? As grades da Praça Tiradentes foram retiradas e, agora, a população de rua tem ocupado o local durante a noite, o que reacendeu a polêmica.
A Praça Paris e o Jardim Botânico são cercados. Mas outros logradouros, como a Praça Antero de Quental, no Leblon, e a Praça Mário Lago, no Centro, não são.
Opine

Rio antigo
Veja a foto da construção da Avenida Presidente Vargas, inaugurada no dia 7 de setembro de 1944 por Getúlio Vargas. A abertura da via resultou na demolição de vários quarteirões. Quatro igrejas e mais de 500 prédios foram derrubados para viabilizar a construção de uma das principais ruas da cidade.
Veja e comente

Cinema engajado

No próximo domingo (21/08), o projeto “Domingo é dia de cinema” exibirá o documentário “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler, no cine Odeon, na Cinelândia. O cineasta quer denunciar como a população corre risco por conta da má alimentação. O filme chama atenção para um fato: o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Tendler focaliza o agronegócio e questiona a perversidade deste modelo agrário. Ao final da sessão, debate com Deco, da Escola Politécnica da Fiocruz, Nívea Regina, do MST e coordenadora da Campanha contra o Uso do Agrotóxico, e José Antonio Callado, produtor rural familiar agroecológico.