Rio - 7 de dezembro de 2011

PSOL/RJ homenageia centenário de Mário Lago

Será na Praça Mário Lago (Buraco do Lume) – assim batizada por força da lei 4033/05 de autoria do vereador Eliomar Coelho – que a bancada de parlamentares do PSOL/RJ renderá homenagens a Mário Lago em seu centenário de nascimento comemorado este ano. Desta vez, o tradicional encontro semanal do PSOL/RJ, no Centro, ganhará ar festivo com a apresentação do cantor Pedro Paulo Malta que será acompanhado pelo violonista Tiago Prata. No repertório, canções de Mário Lago. Como compositor, imortalizou clássicos como “Ai, Que Saudades da Amélia” e “Aurora”. Aguerrido militante comunista, perseguido e preso pela ditadura militar, foi um sucesso também como ator.

Plano Diretor mais abrangente
Projeto de lei complementar n° 69/2011, apresentado pelo vereador Eliomar Coelho, permite que territórios afetados por processos de regularização fundiária de comunidades tradicionais, quilombos e terras indígenas possam ser declarados Áreas de Especial Interesse Cultural (AEIC). A proposta do mandato visa incorporar dispositivos que garantam o reconhecimento destas comunidades no Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro. Neste sentido, modifica artigos desta lei e ainda estabelece, para que não haja dúvida, o que são comunidades tradicionais, quilombolas e terras indígenas. Espaços dedicados à cultura indígena, tais como o “Museu do Índío” , no bairro do Maracanã, não podem ser considerados meras lembranças de tempos idos.

Um homem dedicado aos livros

O mais carioca dos livreiros, Rodrigo Ferrari – a frente da Livraria e Editora Folha Seca – recebeu o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto do vereador Eliomar Coelho (PSOL/RJ) na última segunda-feira (05/12). Especializado em títulos sobre música e futebol, o estabelecimento foi pioneiro na revitalização da região da Rua do Ouvidor e virou reduto de boas rodas de samba e choro. “Em meados dos anos 90, quando o Choro passava por um amargo esquecimento, Rodrigo editou a revista “Roda de Choro”, um marco para a divulgação do gênero. Rodrigo é o que podemos chamar do típico livreiro e mantém viva a tradição iniciada por Francisco de Paula Brito, o primeiro livreiro brasileiro, no início do século XIX”, destacou Eliomar Coelho. Na foto, Rodrigo, com a Medalha, está ao lado dos pais e do filho.

O transporte do Rio tem solução?
Discutir a mobilidade urbana no Rio de Janeiro é o objetivo do seminário “Transporte no Rio: O que a população precisa?”. Com a participação dos presidentes do Clube de Engenharia, do CREA e do Sindicato dos Metroviários e dos Ferroviários, o encontro pretende discutir as demandas da população para a área de transportes. A mesa “O transporte Público na Região Metropolitana” contará com a presença de representantes de todos os modais, incluindo os bondes e as bicicletas. A questão da acessibilidade também faz parte da pauta da jornada. Será, no próximo sábado (10/11), de 9h às 13h, no Clube de Engenharia, que fica na Avenida Rio Branco, 124, 20° andar, no Centro.

Jogos limpos
No Dia Internacional contra a corrupção, próxima sexta-feira (09/12), haverá debate sobre a transparência e o controle social sobre os investimentos e ações relativas à Copa 2014 e Olimpíadas 2016. É o “Bate Papo sobre o Projeto Jogos Limpos dentro e fora dos estádios”. A conversa pública acontece das 16h às 17h, na Estação Carioca do Metrô.

Congresso Nacional do PSOL: amplo debate
O deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) é o novo presidente do Partido Socialismo e Liberdade. A escolha foi definida durante o Congresso Nacional do PSOL realizado no último fim de semana em São Paulo. Participaram 332 delegados, 24 convidados e 614 observadores. As eleições municipais de 2012 foram um dos temas em destaque. A polêmica sobre possíveis alianças foi resolvida com expressiva maioria dos votantes. As situações de alianças propostas para além das parcerias de frente de esquerda – PSTU e PCB – serão analisadas, caso a caso, exclusivamente pelo diretório nacional.

Justiça popular
O “Fórum de Justiça – reconhecimento, redistribuição e participação popular: por uma política judicial integradora” pretende incentivar a Justiça com participação popular. Agentes públicos do sistema judiciário e movimentos sociais participam do encontro que acontece amanhã e sexta-feira (dias 08 e 09 de dezembro), das 9h às 19h, no auditório 71 da Uerj, no Maracanã.

Sobre Gaza: Israel segue desafiando as leis internacionais
Chico Alencar
Participei, junto com a deputada Marina Sant’Anna (PT/GO), de 20 a 25 de novembro agora, de uma grande delegação de parlamentares de várias partes do mundo para testemunhar o sofrimento contínuo da população de Gaza, a convite do Council for European Palestinian Relations. E a partir dessa visita, pressionar as autoridades de Israel para acabar com o bloqueio ilegal contra a população desse território. A situação do povo palestino é uma afronta à Humanidade e à paz mundial.
Leia o artigo na íntegra

Poemas de alcova

Autora de livros fundamentais como “O empresariamento da Educação” – sobre privatização do ensino superior-, a educadora e pesquisadora Lúcia Maria Wanderley Neves se aventura no terreno da poesia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Lúcia lança, na próxima segunda-feira (12/11), a patir das 19h30, o livro “Dez cânticos de alcova…E outros poemas”. Será no bar Bip Bip, que fica na Rua Almirante Gonçalves, 50, em Copacabana.

Rio antigo
Quando Botafogo era um bairro só de casas.