Blog

Reafirmamos nossas prioridades para fortalecer a Cultura

Na audiência pública da Comissão de Cultura da Alerj realizada nesta terça (5/4), reafirmamos prioridades como o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura e dos sistemas municipais; a formação cultural para gestão, artes e vocações locais; a cultura como fator de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro; e ações relativas aos mestres e mestras das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e outras comunidades tradicionais. A assessora de Orçamento Isabel Barbosa fez uma apresentação sobre a execução orçamentária da pasta.

Outro tema importante e mais que necessário para nosso mandato é a estruturação do setor cultural no estado. Precisamos ainda reservar e executar recursos, seja de convênios federais, seja de verbas estaduais e do Fundo Estadual de Cultura, para incluir projetos voltados para ações estruturantes em 2022, para formação, pesquisas, mapeamentos, inclusive sobre as vocações e desenvolvimento local e para as expressões artísticas, entre outros.

A reunião foi muito positiva, além de assistir a uma apresentação com o balanço do ano passado e os planos para 2022, pela secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, ouvimos a secretária Danielle Barros, representações do Fórum dos Secretários Municipais de Cultura, Fóruns Regionais de Cultura, Conselho Estadual de Políticas Culturais, Fórum Interuniversitário de Cultura e Fórum dos Pontos de Cultura e SOS Patrimônio.

Aproveitamos para pedir desculpas pelos problemas que tivemos com o som e avisar que em breve um relatório com o que foi discutido, as resoluções e propostas dessa audiência será disponibilizado.

Esta postagem está no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em Blog, Cultura. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>