Blog

Reflexões urbanas: Cais do Porto

Abaixo, no Rio Antigo, você vê o Cais do Porto em 1920, sem a Perimetral. Se a proposta da prefeitura é demolir o viaduto, há quem tenha ideias urbanísticas bem diferentes.

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ, Cristovão Duarte pensa em outro destino para o viaduto: ao invés de implodir a Perimetral, aproveitar sua estrutura para instalar, ali, um monorail ou monotrilho. O custo para derrubar a construção está orçado em 1,2 bilhão. Os trilhos suspensos ligariam os aeroportos Santos Dumont e Galeão, viabilizando a Linha 5 do Metrô.

Em entrevista ao boletim Olhar Virtual, da UFRJ, Cristovão Duarte explica sua proposta. Confira aqui.

Esta entrada foi publicada em Blog, Reflexões Urbanas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Reflexões urbanas: Cais do Porto

  1. Olá Eliomar,

    Como de costume, visitamos o seu blog e nos deparamos por coincidência com o nosso projeto acadêmico.

    Estamos enviando esse comentário pra retificar um engano, houve um erro na publicação do olhar virtual UFRJ, já estamos tentando resolver isso.
    Na verdade o projeto da nova perimetral foi uma decisão que partiu em conjunto na turma, onde decidimos não demolir o elevado, e depois disso ficou a cargo de nós três o detalhamento do projeto e todas as idéias que surgiram depois, como você pode ver no email que enviamos agora para você. O professor Cristóvão foi apenas nosso orientador, junto com outros quatro professores, cujos nomes estão no email e que também não foram citados… Sabemos que você é um grande admirador da verdade, por isso resolvemos falar direto com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>