Blog

Remoções no Rio: Assista ao flme “A caminho da Copa”

O documentário “A caminho da Copa” reúne depoimentos de moradores removidos em diferentes comunidades. As histórias se parecem e a dor de perder a casa construída com esforço é a mesma. Suely Afonso da Costa, da Vila Harmonia, recorda-se, com indignação quando sua casa foi derrubada. “Eu estava dentro da casa, eu e minha mãe”. Ela mostra um documento de titulação do imóvel onde morava desde 1972 e pergunta: “Eu sou invasora?”.

“O mais paradoxal é que estão sendo removidas pessoas que tem a concessão especial e a titulação na mão”, destaca Raquel Rolnik, relatora especial das Nações Unidas para o direito à moradia adequada. “Não há razão nenhuma para retirar a não ser o fato de que são pobres”, dispara Carlos Vainer, urbanistas, do IPPUR/UFRJ (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“Os casos (de remoção) lembram práticas nazistas. As casas são marcadas num dia e demolidas no dia seguinte. Gente passando com os tratores por cima das casa”, diz Juca Kfouri. As imagens mostram a realidade que atingiu comunidades como Vila Harmonia e a favela que ficava próxima ao Maracanã.

O filme “A caminho da Copa” tem roteiro e direção de Carolina Caffé e Florence Rodrigues.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Remoções no Rio: Assista ao flme “A caminho da Copa”

  1. Pingback: A prefeitura e os gastos milionários | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>