Blog

Remoções: vídeo vale por mil palavras

Veja o vídeo realizado pela relatora da ONU para o Direito à Moradia, Raquel Rolnik, durante uma missão no Rio de Janeiro, entre 18 e 20 de maio, quando foram visitadas comunidades removidas arbitrariamente pela prefeitura, e outras ameaçadas de remoção, em função de obras vinculadas à preparação da cidade para os megaeventos.

Desde 2010, a Prefeitura do Rio já promoveu a remoção de mais de 5 mil famílias em todas as regiões da cidade. Na sua grande maioria, às famílias são oferecidas indenizações pífias, ou apartamentos nos conjuntos do programa “Minha Casa, Minha Vida” em localidades sem acesso ao trabalho, à escola, aos serviços públicos de saúde e, muito menos, ao lazer sadio.

Se uma imagem vale mais que mil palavras, os vídeos dessa série representam uma verdadeira enciclopédia sobre o Fascismo do Século XXI em plena operação na cidade. A remoção de comunidades não é apenas um ataque aos pobres. É a morte definitiva da identidade cultural da Cidade do Rio, sua maior riqueza. O Apartheid q vivemos hoje, terá consequências desastrosas mesmo para as classes mais abastadas nas próximas décadas. A valorização desenfreada dos imóveis e a carestia e escassez de mão de obra levará a crises econômicas sucessivas.

Só o projeto Porto Maravilha vai movimentar mais de R$20 bilhões nos próximos 15 anos. Mas os bilhões q hoje jorram dos cofres públicos serão rapidamente absorvidos pelas grandes corporações de engenharia (construtoras, incorporadoras e outras máfias). A cultura carioca se transformará em folclore pasteurizado e empalhado nos botecos gentrificados do “porto novo”. A história de verdade, aquela escrita com o sangue de escravos, estivadores, soldados, mães, baianas, quituteiras e sambistas, essa será definitivamente soterrada em retrofits bacanas e pinturas nas paredes com molduras em estilo decot.

Imagem de Amostra do You Tube
Imagem de Amostra do You Tube
Imagem de Amostra do You Tube
Imagem de Amostra do You Tube

Esta entrada foi publicada em Blog, cidadania, Urbanismo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Remoções: vídeo vale por mil palavras

  1. Pingback: Marcelo Freixo é pré-candidato a prefeito em 2012 | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

  2. Pingback: CPI das Remoções será instalada na Câmara | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

  3. Pingback: CPI das Remoções investigará violações de direitos no Rio de Janeiro « PSOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>