Blog

Rio antigo: fotos de estereoscópio do início do século XX

A foto da praia de Copacabana no início do século XX mostra o trecho do atual Posto 6 de onde se avista…o Morro Dois Irmãos. A existência apenas de casas oferecia esta vista privilegiada a quem se aventurava até aquela região distante do Centro do Rio. O registro faz parte da Coleção Sanson, do fotógrafo amador Octávio Mendes Oliveira Castro. O acervo do industrial reúne fotos do Rio, do Vale do Paraíba e de Minas, e material feito na Argentina, Uruguai e Paraguai nas três primeiras décadas do século XX. Foi em Paris que Octávio aprendeu a usar a máquina fotográfica estereoscópica. O equipamento produzia duas imagens que ganhavam dimensão 3D no estereoscópio – um visor que une as fotos duplicadas reproduzidas numa chapa metálica. O equipamento inventado no século XIX chegou a ser proibido por seu uso para fotos eróticas. O material clicado por Octávio limita-se a cenários e retratos de família. O Museu Imperial, em parceria com Centro de Conservação e Preservação Fotográfica, catalogou as 999 fotos do fotógrafo que mostram casas de madeira na Lagoa Rodrigo de Freitas, um píer na Praia Vermelha e a Igreja da Penha cercada de verde. Veja estas e outras fotos.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Rio antigo: fotos de estereoscópio do início do século XX

  1. ZONA SUL>O GLOBO>quinta feira 31.10.2013>Memórias da nossa Belle ÉPOQUE>MUSEU RECUPERA…FOTÓGRAFO AMADOR Otávio Mendes de Oliveira Castro>Um tesouro com imagens… É a historia de uma elite, mas que mostra também as outras classes sociais.

  2. Pingback: Perimetral: demolição sem planejamento | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>