Rio antigo: a ‘geral’ do Maracanã

A ‘geral’, o setor mais popular e democrático do Maracanã, fechou em 2005. Com isso, o estádio perdeu um pouco do espírito carioca, alegre e irreverente, que reinava no anel ao redor do estádio, quase ao nível do campo. Nele, torcedores fantasiados assistiam, em pé, aos jogos no Maraca, como também era conhecido o estádio de futebol Mário Filho, que já foi o maior do mundo.

A ‘geral’ do Maracanã, em primeiro plano, na final da Copa de 50, disputada no Brasil.

Foto oriodeantigamente.blogspot.com.br/

O Maracanã foi construído para a Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil. O recorde de público foi estabelecido na partida final, quando 199.854 torcedores (173.850 pagantes) assistiram, incrédulos, ao Uruguai virar o placar e vencer o Brasil por 2 x 1, no que ficou conhecido como Maracanaço.

Com o início do processo de modernização do estádio imposto pela FIFA, que proibia torcedores de assistirem aos jogos em pé, no ano de 2005 os 30 mil lugares da geral viraram 18 mil cadeiras.

O último jogo de futebol com a geral foi entre Fluminense e São Paulo, no dia 24 de abril de 2005.

O projeto arquitetônico do Maracanã foi assinado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro. Eles venceram a concorrência para as obras organizada pela prefeitura do Rio.

A pedra fundamental foi lançada no dia 2 de agosto de 1948, data em que as obras tiveram início.

Didi (que seria bicampeão mundial pela seleção brasileira nas copas de 1958 e de 1962), jogando pela seleção carioca, foi o autor do primeiro gol no Maracanã, no dia 16 de junho de 1950, num jogo que a seleção paulista venceu por 3 a 1.

Foi o radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, que batizou os torcedores da ‘geral’ de “geraldinos.”

O nome oficial do Maracanã é Estádio Jornalista Mário Filho, irmão do dramaturgo e cronista Nélson Rodrigues. A homenagem se deve ao fato de Mário Filho defender a localização do novo estádio no terreno em que funcionara o Derby Club, no bairro do Maracanã.

Dos cerca de 200 mil lugares originais, atualmente o estádio conta com 78 mil lugares. O endereço oficial do Maracanã é Av. Pres. Castelo Branco, s/n – Maracanã.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>