Rio antigo: a Igreja da Penha

Uns afirmam que são 365 degraus, outros cravam 382. Isso parece não fazer a menor diferença para os fiéis que pagam promessas subindo a pé ou de joelhos a escadaria da Igreja da Penha, na Zona Norte do Rio. Construída em 1728, a igreja recebe milhares de fiéis de todo o país durante as comemorações da padroeira, que ocorrem no mês de outubro.

A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, mais popularmente conhecida como Igreja da Penha, está localizada no alto de uma pedra no bairro da Penha, na Zona Norte da cidade. A lavagem da escadaria da igreja, no início de outubro, marca a primeira das comemorações em homenagem à santa que se estendem durante todo o mês.

A origem

A origem da igreja é uma capela pequena, construída, em 1635, pelo capitão Baltazar de Abreu Cardoso em suas terras. Doada à Venerável Irmandade de N.S. da Penha de França, a capela passou por muitas obras até ser demolida. Em 1728, a igreja foi erguida no alto de uma pedra. A escadaria ficou pronta em 1819, toda calçada em pedras pé de moleque. Hoje, tem uma parte em paralelepípedos, facilitando a subida de carros.

O interior da igreja é simples, possui apenas um altar na capela-mor onde está a imagem da padroeira. O templo tem duas torres, com carrilhão vindo de Portugal.

Curiosidade 1 - Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus.

Curiosidade 2 - O bairro da Penha, na Zona Norte da cidade, deve seu nome a uma fazenda da região que assim se chamava.

Esta entrada foi publicada em Cultura. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>