Blog

Rio antigo: a ladeira que, hoje, leva a lugar nenhum

Bastam 60 passos para se chegar ao fim da Ladeira da Misericórdia, no Centro do Rio. Mas houve um tempo em que a rua dava acesso ao Morro do Castelo, onde a cidade se desenvolveu a partir de 1567. A subida ainda está lá apesar do morro ter sido derrubado em 1922. Na foto abaixo, tirada em 1907, avistam-se as construções no alto do Morro do Castelo, antes chamado Morro do Descanso – que acabou por abrigar o núcleo urbano carioca em priscas eras.


O que restou da Ladeira da Misericórdia faz parte do circuito do Rio antigo no Centro. Se não leva a lugar nenhum, é um passeio pitoresco que revela vestígios do século XVI. Segundo o historiador Milton Teixeira, em 1502, o geógrafo e navegador Américo Vespúcio fez as primeiras descrições sobre o Rio, cidade que visitou numa expedição capitaneada por Gonçalo Coelho. Abaixo, foto mostra como ficou a Ladeira da Misericórdia depois da demolição do Morro Castelo.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>