Blog

Rio antigo: a Praça do Lido, em Copacabana, nos anos 30


Quando a Praça Vinte e Seis de Janeiro, em Copacabana, ganhou o restaurante-balneário Lido – durante as comemorações do centenário da Independência – o lugar foi rebatizado. O restaurante não existe mais. Em seu lugar surgiu a Escola Municipal Roma que tem uma bela vista da praia. Mas o nome ficou. Em 1928, em função de uma reforma liderada pelo prefeito Prado Júnior, foi construído um pavilhão em estilo normando onde havia jantar dançante ao som da orquestra Colman. Logo virou um ponto chique da cidade. Na época desta foto, ainda existia um lago e “estacionamento” para cavalos. Localizada entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora da Paz e as ruas Belford Roxo e Ronald de Carvalho, a Praça do Lido, hoje, abriga o movimento de prostitutas que migraram da extinta Help para uma boate que fica no local.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Rio antigo: a Praça do Lido, em Copacabana, nos anos 30

  1. No texto onde ler>Localizada entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora da Paz
    O correto é>Localizada entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana!!! Hoje um Point importantíssimo da Zona Sul da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro!!! Algumas vezes assisti alguns eventos para 3ª Idade!!!

  2. Pingback: Indignação e luta | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

  3. JOSÉ DA COSTA CARVALHO disse:

    Caro Eliomar (tratando-se de assessor por favor de conhecimento pois é importante)

    Sou o síndico do Ed. Ribeiro Moreira, 1º arranha céu de Copacabana e de onde esta foto foi tirada. Não lhe escrevo para falar deste tempo bucólico e calmo, mas dos dias de hoje em que nós moradores da região vivemos atormentados dia e noite por conta de bares e boates ilegais no nosso prédio, que não nos permitem um mínimo de tranquilidade, direito de todo o cidadão. Numerosas foram as denúncias sobre as ilegalidades, e por último, semana passada, o Secretário de Ordem Pública, Alex Costa, como outros, admitiu publicamente (O Globo – Zona Sul) a ineficácia da Prefeitura e prometeu providências. Como sempre, não cumpriu com a palavra. Nós seus eleitores, não ficamos surpresos, já os conhecemos, mas qualquer ajuda do amigo, apenas para o cumprimento da Lei seria bem vinda. Estou a disposição para levar calhamaço de documentos comprobatórios referentes as ilegalidades, nossas cobranças e a inércia da Prefeitura. Segue link da reportagem com as promessas não cumpridas do secretário de des Ordem Pública, Sr, Alex Costa.

    http://oglobo.globo.com/rio/bairros/alvaras-de-restaurante-boate-do-lido-sob-risco-10208887?topico=zona-sul

    • Eliomar Coelho disse:

      Caro José,

      Pode agendar um encontro para conversarmos sobre possíveis ações?

      O telefone do gabinete é 3814 2005/2006/2007/2008. Quem cuida da agenda é a Heny.

      Abraços,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>