Rio antigo: antigo prédio da Biblioteca Nacional

Antigo prédio da Biblioteca Nacional (BN) na Rua do Passeio (antiga Rua da Lapa), na segunda década do século XX. A data oficial da criação da Real Biblioteca no Brasil (atual Biblioteca Nacional) é 29 de outubro de 1810, dois anos e sete meses depois do desembarque no Rio de D. João VI e sua corte. Com a comitiva, vieram 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. O local escolhido foi onde funcionava o Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita (atual Primeiro de Março). A biblioteca é considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, sendo considerado o maior acervo da América Latina. Seu acervo é de 9 milhões de itens.

Seu núcleo original é a antiga livraria de D. José, organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever. Sua coleção de livros tem início para substituir a Livraria Real, destruída pelo incêndio que sucedeu o terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

Em 1876, passou a se chamar Biblioteca Nacional, depois de se chamar de Real Biblioteca e Biblioteca Imperial e Pública.

A Biblioteca Nacional funciona na Avenida Rio Branco 219, no Centro.

https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico

Foto: 1916

http://brasilianafotografica.bn.br/brasiliana/handle/20.500.12156.1/3286

Esta entrada foi publicada em Cultura, Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>