Rio antigo: Avenida dos Democráticos

Operários trabalham na obra que deu origem à Avenida dos Democráticos, importante logradouro do Rio que liga Bonsucesso a Maria da Graça, na  Zona Norte. O nome homenageia a mais antiga sociedade carnavalesca carioca, o Clube dos Democráticos, fundado na Lapa em 19 de janeiro de 1867.

Para se ter uma ideia do pioneirismo do clube, o tradicional Cordão do Bola Preta foi fundado em 1918.

Antes das obras, a avenida era conhecida como Estrada da Penha. Sua extensão englobava a av. Democráticos, as ruas Uranos, Cardoso de Morais e Leopoldina Rêgo, até a estação da Penha.

Com início na Estação Bonsucesso de trens, a Avenida dos Democráticos continua por 2 km até chegar à Avenida Dom Hélder Câmara, próxima à Estação Jacarezinho de trens da Supervia.

Curiosidade: O casarão que abriga o Clube dos Democráticos foi tombado pelo Iphan em 1987. No local, são realizados shows de samba e choro com músicos da nova geração. Isso acaba atraindo um público jovem, além dos frequentadores que curtem samba e choro da melhor qualidade.

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>