Rio Antigo: ‘Chopp Duplo’

Em primeiro plano, vemos o “Chopp Duplo”, apelido que os cariocas deram para os ônibus de dois andares e que foram adotados na virada do século vinte na cidade do Rio de Janeiro. O ônibus circula na Praça da República, rodeada por ruas largas e outros espaços públicos amplos, num tempo em que os bondes circulavam ao lado de automóveis, ônibus, caminhões e até carroças. Começou a circular em 1927, com capacidade de 28 passageiros embaixo e 34 no andar de cima. O chopp duplo circulou no Rio de Janeiro nos percursos “Praça Mauá-Copacabana” e “Clube Naval-Leme”.

O “Chopp Duplo” também era chamado de Imperial, por causa da parte de cima, onde se subia por uma escada vistosa. Viajar na parte superior proporcionava uma vista privilegiada para o passageiro. O veículo tinha chassi inglês, mas a carroceria era feita no Rio. O ônibus tinha até extintor de incêndio. Circularam de 1928 a 1941, quando, obsoletos, se despediram nas linhas Leopoldina-Arcos e Leopoldina-Clube Naval.

Foto: S/D

Coleção: http://brasilianafotografica.bn.br/brasiliana/handle/20.500.12156.1/3711

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>