Rio antigo: conjunto habitacional do Pedregulho

Construído em 1947 para ser moradia de funcionários públicos do então Distrito Federal, o conjunto habitacional do Pedregulho, em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade, é considerado um marco da arquitetura brasileira moderna.

Conjunto habitacional do Pedregulho.     Foto Andrés Otero

Inaugurado parcialmente em 1950, o conjunto habitacional Prefeito Mendes de Morais, que ficou conhecido como  Pedregulho, está localizado na Rua Capitão Félix 50, em São Cristóvão, Zona Norte. As obras do conjunto habitacional ultrapassaram uma década, sendo concluídas na de 1960.

O projeto é do arquiteto francês naturalizado brasileiro Affonso Eduardo Reidy, influenciado pelo arquiteto suíço naturalizado francês Le Corbusier (1887-1965) e pelo arquiteto alemão Walter Gropius (1883-1969).

O conceito utilizado foi o de habitação popular (famílias de baixa renda) casando bem-estar e maior proximidade do trabalho. No local, há painéis de Portinari e o projeto paisagístico leva a assinatura de Burle Marx.

O conjunto habitacional é constituído de três blocos de apartamentos, totalizando 328 unidades, escola, ginásio de esportes, piscina e posto de saúde.

Em 1960, o governador Carlos Lacerda desmontou o Departamento de Habitação Popular, responsável pela construção do conjunto habitacional do Pedregulho. Além disso, passou a construir conjuntos habitacionais em bairros distantes. Resultado: a favelização de comunidades como Cidade de Deus e Vila Kennedy.

Abandonado nos últimos anos, o conjunto habitacional, depois do tombado pelo patrimônio estadual, teve iniciado um processo de recuperação do plano original de Reidy.

Fontes:

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/15.180/5558

http://www.ims.com.br/ims/explore/acervo/noticias/gautherot-e-o-pedregulho

 

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>