Rio Antigo: Cordão do Bola Preta

Trabalhadores na sacada do Cordão do Bola Preta, na Rua Treze de Maio, Centro. Este ano, o bloco mais antigo e tradicional do Rio completou 100 anos. O desfile “Tradição, Paz, Amor e Folia” arrastou uma multidão de foliões, entre a Rua Primeiro de Março e a Av. Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio.

O bloco alvinegro, que abre oficialmente o carnaval carioca, foi fundado por um grupo de 18 foliões, amigos de boemia, em 1918. O Bola Preta apresenta uma história de resistência, que teve início na sua fundação, que contrariou ordem da polícia da época que proibia a criação de cordão de carnaval. Sempre enfrentando muitas dificuldades para se manter em atividade, só ganhou sede própria mais de trinta anos após a sua fundação: em 1949. E foi graças a união de sócios bolapretenses. Eles tornaram possível a compra do terceiro andar de um edifício da Rua Treze de Maio esquina com Evaristo da Veiga. Lá, funcionou até 2008, quando perdeu sua sede, leiloada por questões judiciais.

O desfile acontecia na Cinelândia. Em 2012, passou a desfilar na Candelária, e, logo depois, na Avenida Rio Branco, antes de ir para a Antônio Carlos. O hino da agremiação é a famosa marcha composta por Nelson Barbosa e Vicente Paiva “Segura a chupeta”.

A sede atual funciona na Rua da Relação 3, Lapa, onde neste ano foi realizado o baile do centenário do Bola Preta (13/2), com direito a baile infantil.

Os fundadores do Cordão do Bola Preta são Álvaro Gomes de Oliveira (Caveirinha, em pé no centro), Francisco Brício Filho (Chico Brício), Eugênio Ferreira, João Torres e os três irmãos Oliveira Roxo, Jair, Joel e Arquimedes Guimarães. Reza a lenda que o nome do Cordão do Bola Preta foi dado por Caveirinha, quando viu passar uma mulher muito bonita com um vestido branco com bolas pretas.

 

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>