Blog

Rio antigo: documentário sobre construção do Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor completou 80 anos de vida. A inauguração do monumento que é a marca registrada da cidade foi em 12 de outubro de 1931. Idealizada na época da exposição do centenário da Indepedência, em 1921, foi construída graças a doações públicas recolhidas em todo o país. Foram precisos dez anos para que o projeto saísse do papel e houve quem duvidasse de sua viabilidade.

Foi a proposta do engenheiro Heitor da Silva Costa que ganhou o concurso público. A cruz no desenho original passou a ser o próprio corpo e o mundo que a estátua segurava na mão desapareceu. Quem fez os cálculos estruturais foi o engenheiro Albert Caquot. A obra foi executadada por outro engenheiro: Heitor Levy. Uma fonte parisiense recoberta de mosaicos prateados foi a inspiração para a fachada da estátua. Os milhares de triângulos de 3cm de lado, de pedra sabão, que cobrem o Cristo Redentor foram, inicialmente, colados por voluntárias em superfícies de papelão e depois aplicados na escultura por artesãos que trabalhavam com pastilhas.

Veja documentário sobre o Cristo Redentor e conheça a história em detalhes.

Imagem de Amostra do You Tube

Sociedade se mobiliza para viabilizar o projeto

Imagem de Amostra do You Tube

A construção…

Imagem de Amostra do You Tube

Sobre a iluminação da estátua e a inauguração…

Imagem de Amostra do You Tube
Esta entrada foi publicada em Blog, Rio Antigo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>