Notícias

Rio antigo em aquarelas

Artista oficial da missa britânica no Brasil, Charles Landseer desenhou e pintou o Rio, em aquarelas, no começo do século XIX. O extenso material está reunido no livro “Charles Landseer – Desenhos e aquarelas de Portugal e Brasil, 1825-1826″. Charles viveu três meses em Portugal e cinco meses no Rio e, neste período, produziu extenso material – mais de 200 obras – mostrando paisagens e o cotidiano, especialmente a vida dos escravos. Fez registros também em outras cidades que visitou: Recife, Olinda, Salvador, Vitória, Santos e São Paulo.

Aos 25 anos, Landseer embarcou no HMS Wellesley com a missão de registrar a missão do diplomata Sir
Charles Stuart. Organizado pelo historiador inglês Leslie Bethell, professor emérito de história latinoamericana na Universidade de Londres, o livro faz uma panorâmica da época, no tocante as relações entre Brasil, Portugal e Inglaterra. O objetivo da missão britânica era assinar um tratado comercial que previa a abolição da escravatura como condição para o reconhecimento da independência do Brasil.

Esta entrada foi publicada em Cidade, Cultura, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Rio antigo em aquarelas

  1. guimarães s. v. disse:

    q maravilha! companheiro Eliomar,
    esta secção é um serviço inestimável q s/ blog presta a memória da Cidade Maravilhosa. parabéns.
    bração psolcomunista.
    guimarães s. v.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>