Rio Antigo: Ladeira da Misericórdia

A Ladeira da Misericórdia, no centro, é considerada a primeira via pública do Rio. Aberta em 1567, dava acesso a casas no Morro do Castelo. A demolição do morro, em 1922, desfigurou o Largo do Castelo, centro comercial e de festividades do período colonial. Restou o hospital da Santa Casa de Misericórdia – em seu pátio está a Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso -, e um pequeno trecho da ladeira, com seu piso original, de 1617, em pé de moleque.

O povoamento foi decidido por questões de segurança. Para isso, o governador Estácio de Sá enviou para lá 120 portugueses, em 1567. No alto, também foi erguida uma muralha para defesa da cidade. O que ainda se pode ver no local, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, é um pequeno trecho íngreme, que acaba de forma abrupta em uma curva.

A Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso (Igreja da Misericórdia) é a mais antiga do Rio de Janeiro. Foi construída em 1567, sendo reconstruída em 1780. Já o hospital da Santa Casa foi fundado em 1582, pelo jesuíta José de Anchieta, e se destaca pelo seu estilo neoclássico.

Curiosidade: “Pé de Moleque” ou “calçada portuguesa” é um tipo de calçamento feito com pedras irregulares. Também está presente na cidade histórica Paraty, desde o século XVIII. O novo piso substituiu o chão de terra batida para evitar dois problemas: em dia de chuva, o atolamento de mulas que transportavam mercadorias; em dia se sol, a poeira que era levantada durante o transporte.

O pé de moleque ainda estaria presente nos bairros da Saúde,em Santa Cruz,em Santa Teresa, na Glória e no Cosme Velho.

Gravura de Louis Buvelot de 1845/Biblioteca Nacional Digital

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>