Rio antigo: Morro da Viúva e Avenida do Contorno

O Morro da Viúva e a Avenida do Contorno, atual Avenida Rui Barbosa, área nobre no Flamengo. No sopé do Morro da Viúva (à esquerda na foto), aparece o antigo Hotel Sete de Setembro. Construído pela Prefeitura do então Distrito Federal em 1922, em estilo eclético, funcionou como hotel por apenas quatro anos.

O prédio fica no número 762 da Avenida Rui Barbosa. Foi construído para hospedagem e balneário para turistas e autoridades que vieram ao Rio atrás da Exposição Internacional que marcou as comemorações do Centenário da Independência.

Em 1926, foi sede do Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery, da então Universidade do Brasil, e, a partir de 1973, pela Casa do Estudante Universitário (CEU). Em 1995, a UFRJ retomou a posse do imóvel. Atualmente funciona no local o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.

Foto: Jorge Kfuri / 1922

Esta entrada foi publicada em Rio Antigo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>