Blog

Rio antigo: o Corcovado antes do Cristo Redentor

A vista é deslumbrante do alto do mirante do Morro do Corcovado, neste registro de Augusto Malta feito em 1906 antes da construção do Cristo Redentor. A ausência da estátua dá um visual muito diferente ao lugar. Na paisagem admirada por um homem solitário é possível ver o Morro da Viúva ainda inteiro (antes da abertura, em 1921, da Av. do Contorno, atual Av.Rui Barbosa). Nota-se também, à direita do mirante, outro morro que no futuro daria lugar ao bairro da Urca, que surgiu na década de 20 a partir de obras de urbanização. A sequência de morros, a perder de vista, dão um aspecto quase de pintura à fotografia de Malta da cidade maravilhosa que completará 448 anos na próxima sexta-feira.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Rio antigo: o Corcovado antes do Cristo Redentor

  1. Pingback: Ocupação ilegal, não! | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

  2. jane disse:

    Que foto linda! Rio..te amo demais!!!

    • Eliomar Coelho disse:

      Cara Jane,

      Além de vermos um mirante muito diferente, olhando a cidade do alto dá para perceber bastante como a urbanização interferiu na paisagem que se via na época da foto.

      Obrigado pelo comentário,

      Abraços fraternos,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>