Blog

Rio antigo: o ônibus chopp duplo na virada da década de 20


Na Europa, eram chamados de “Imperiais”. Mas os ônibus de dois andares que foram adotados no Rio de Janeiro na virada da década de 20 ganharam logo o apelido de chopp duplo. Para concorrer com os bondes, a Viação Excelsior – companhia criada pela “The Rio de Janeiro Tramways, Light and Power Co”, conhecida até hoje como “Light” – lançou, em novembro de 1927, um modelo que tinha capacidade de 28 passageiros embaixo e 34 no andar de cima. E para conquistar usuários adotou motor Daimler e chassi Guy, dispositivo regulador da velocidade, caixas coletoras para bilhetes e cuidados para que não fosse ultrapassada a capacidade máxima de lotação. Repare na escada externa na parte traseira do coletivo na foto abaixo. O chopp duplo circulou circulou no Rio de Janeiro nos percursos Praça Mauá / Copacabana” e “Clube Naval / Leme”.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Rio antigo: o ônibus chopp duplo na virada da década de 20

  1. welington eduardo de oliveira disse:

    Tudo tem seu tempo certo! No momento ficaria satisfeito com um Projeto “METRO EXTRA FORTE” para desperta as presente e futuras gerações para uma prospera cidade Maravilhosa cheia de oportunidade para todos.

  2. welington eduardo de oliveira disse:

    Ler O Globo País>quarta feira 01.08.13>COBRANÇA POR MAIS METRÔ>FOCO NO TRANSPORTE PÚBLICO!

  3. Pingback: Mobilização para a CPI dos Ônibus | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>